Sigmund Freud, no início do século XX, já se preocupava em saber o que dá prazer ao ser humano. Apesar de a resposta não ser única, os mecanismos que tornam as pessoas mais felizes vêm sendo delimitados pela ciência, e a resposta parece estar sempre a recair sobre as pequenas coisas.
A revista Time entrevistou Alex Korb, pós-doutorado em neurociência pela Universidade da Califórnia e autor do livro 'The Upward Spiral', sobre o que, cientificamente, nos deixa mais felizes. Confira as respostas:
1. Ouvir a música de um momento muito feliz na sua vida. A música afeta o cérebro, isso é um facto. Se uma determinada música tocava muito num momento em que se encontrava muito bem, ela vai ligá-lo a esse momento no presente.
2. Trace metas a longo prazo. Ao fazer isto, o seu cérebro irá libertar dopamina, o que o deixará mais motivado. “Às vezes, quando sentimos que tudo está errado e não estamos a fazer nenhum progresso, não precisamos mudar o mundo. Podemos mudar a maneira de vermos o mundo — isso será o suficiente”, diz Alex.
3. Dormir bem. O sono é essencial para o bem-estar humano e, por isso, dormir mal pode vir dar origem a depressão.