Em diversas ocasiões, sentimos que perdemos o fôlego após um esforço extra como depois de um treino intenso ou mesmo uma pequena corrida quando saímos de casa às pressas e temos de correr para não perder o autocarro. Nestas situações, é normal que sinta que lhe falta o ar por uns momentos, uma sensação que passa após uns breves momentos.
Em casos graves, contudo, a mesma impressão é prolongada ou sentida em tarefas tão básicas e rotineiras como subir umas escadas, e aí estamos perante um exemplo de dispneia.
Conta o site Self que este é o temo médico para esta situação, que deve ser tida em conta quando a falta de ar é extrema, e quase sufocante, ou quando é sentida após atividades que não exigem assim tanto esforço.
Mas não criemos um problema à partida: se mora no rés-do-chão, e portanto não tem por hábito subir vários lances de escadas, é suposto e esperado que, quando o faça, se sinta mais cansado e experiencie alguma falta de fôlego, principalmente se não tem por hábito treinar.
Com uma prática regular de exercício físico, os seus músculos vão se tornar mais eficientes, carecendo de menor aporte de oxigénio para funcionar eficazmente.
Em que situações devemos então ponderar ver um médico?
Se nota que se sente cansado após atividades ligeiras, que antes não o cansava, deve verificar o porquê desta quebra de resistência. Falhas na respiração podem indicar asma, pneumonia, falhas cardíacas, colapso de pulmão entre outros problemas bem graves.
Para evitar tudo isto, e se tem muita pouca resistência que o faz perder o fôlego depois de subir um lance de escadas, ir ao ginásio deverá ser mais que indicado, mas não deixe de consultar um médico antes de o fazer.