Tal como no sushi e noutros pratos típicos de cada região, a pizza vem sendo adaptada a outras cozinhas que lhe enchem de ingredientes (para os italianos, as pizzas são simples, não um banquete em cima de uma forma redonda de massa) ou comem de uma forma diferente da tradicional, defendida por muitos italianos.
Atribuímos a culpa à massificação deste prato típico, que altera os sabores mais típicos com que nos deliciamos em cada viagem a Itália. Mas, sabores à parte, a etiqueta é algo bastante relevante em terras italianas e como não deveria deixar de ser, há uma ligação entre esta e a pizza, que muitas vezes não é respeitada.
O jornal Lanvanguardia resume os oito erros mais comuns na hora de comer pizza. Conheça-os e evite-os a tempo da sua próxima viagem.
Não comer com educação
Podemos associar uma ‘noite de pizzas’ a algo mais descontraído e informa. Contudo, para os italianos, comer é sempre uma atividade formal, tendo por isso de fazê-la com educação.
Personalizar demasiado o pedido
Se é alérgico a azeitonas, por exemplo, não deixe de o referir, mas modificar demasiado os ingredientes de uma pizza é mau visto pelo cozinheiro, para quem a pizza é uma criação própria.
Pedir sempre o mesmo
É quase falta de respeito pedir sempre a mesma pizza vá onde for. Uma verdadeira pizzaria italiana conta com um extenso menu, que é desenvolvido e atualizado à época e ocasião, além de contar frequentemente com especialidades da casa.
Não esperar que todos se tenham servido
As pizzas não saem do formo todas ao mesmo tempo. Tal como acontece em qualquer restaurante, é regra de etiqueta esperar que o prato de todos chegue antes de se começar a comer. Além disso, numa pizza a partilhar, é de se evitar servirem dois ao mesmo tempo.
Olhar fixamente para a pizza dos outros
Lembra-se de falarmos no extenso menu de pizzas com que os restaurantes italianos contam? Pode levar a que a pizza do vizinho seja melhor que a nossa, mas evite olhar fixamente. É considerado má educação e os italianos levam estes aspetos muito em conta.
‘Pizza e birra in compagnia’
Dizem os italianos que ‘pizza e cerveja em companhia’ será melhor opção ao vinho. Mas se não quiser bebidas alcoólicas, não será certamente julgado.
Se não é ‘pizza à peça’, use talheres
Provavelmente o ‘erro’ mais cometido por quem não é italiano é o de ignorar a faca e o garfo e optar por comer a fatia com a mão. Contudo, se não está num restaurante de ‘pizza a taglio’, onde a pizza já vem cortada às porções, os talheres fazem parte da prática.
Deixar uma porção no prato
Seja uma fatia ou as bordas das fatias, deixar parte da sua pizza no prato é falta de etiqueta em qualquer restaurante italiano. Evite-o, pelo menos em Itália.