Comer uma laranja inteira é a melhor forma de se aproveitar todos os benefícios desta fruta, que perde a fibra quando espremida em sumo, através do qual ingerimos principalmente o açúcar da fruta.
Mas vantagens e desvantagens à parte, outra ideia generalizada é a de que o sumo de laranja deve ser consumido logo após ser feito, já que, no contato ao ar livre, vai perdendo as suas vantagens.
A partir das duas horas, e quando guardado no frigorífico, vários alimentos ficam propícios à multiplicação de bactérias, contudo, porque o sumo de laranja tem bastante acidez, as bactérias demoram mais tempo a desenvolver-se. É por isso que, segundo o site ‘Food and Drugs Administration’, que não explica necessariamente os motivos, três horas será o tempo máximo para garantir que o sumo está em boas condições para ser ingerido.
No entanto, segundo o site Tonic, ‘sumo natural’ que seja comprado conta sempre com algum conservante na sua composição, o que faz com que difira dos feitos em casa: estes sim, estão mais propícios à contaminação e não valem a pena o risco de se tomar após um período guardado.
A melhor opção? Coma a fruta aos pedaços. Em alternativa, prepare apenas o sumo em doses certas.