Alerta de saúde. Batidos de proteína diminuem produção de esperma

Um novo estudo alerta que os populares batidos de proteína, que se ingerem após os treinos, consumidos com o intuito de contribuírem para o aumento de massa muscular e para uma recuperação mais rápida do corpo, podem estar a impedir o bom funcionamento das hormonas responsáveis pela produção de esperma.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
07/03/2018 21:00 ‧ 07/03/2018 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Homens

Os especialistas consideram que as bebidas de proteína poderão estar a diminuir a produção de esperma, de forma semelhante aos esteroides.

Este tipo de bebidas têm ganho popularidade com o passar dos anos – estima-se que um em cada quatro desportistas as consuma.

O coordenador do estudo britânico, Allan Pacey, professor na Universidade de Sheffield, afirma que as bebidas proteicas estão a atuar no organismo do mesmo modo que os esteroides – já que muitos homens que os ingerem registam uma baixa contagem de espermatozoides ou nula.

A ginecologista Sarah Martins da Silva, da Universidade de Dundee, confirma: “Geralmente estes batidos contém derivativos de esteroides, que podem afetar os níveis de testosterona e daí a produção adequada de esperma”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas