Os especialistas consideram que as bebidas de proteína poderão estar a diminuir a produção de esperma, de forma semelhante aos esteroides.
Este tipo de bebidas têm ganho popularidade com o passar dos anos – estima-se que um em cada quatro desportistas as consuma.
O coordenador do estudo britânico, Allan Pacey, professor na Universidade de Sheffield, afirma que as bebidas proteicas estão a atuar no organismo do mesmo modo que os esteroides – já que muitos homens que os ingerem registam uma baixa contagem de espermatozoides ou nula.
A ginecologista Sarah Martins da Silva, da Universidade de Dundee, confirma: “Geralmente estes batidos contém derivativos de esteroides, que podem afetar os níveis de testosterona e daí a produção adequada de esperma”.