É canhoto? Descubra porquê, segundo a ciência

Durante a Idade Média, pensava-se que ser canhoto era sinal que a pessoa “compactuava com o diabo”, e que essa ‘deficiência’ deveria ser corrigida, diz o New York Times. Este preconceito já não existe, porém muitos permanecem curiosos – afinal porque há quem escreva com a mão esquerda?

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
12/03/2018 14:00 ‧ 12/03/2018 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Ciência

Os números apontam que cerca de 90 por cento da população seja destra, e que por outro lado, 10 por cento use predominantemente a mão esquerda para escrever. Alguns canhotos notáveis incluem o antigo presidente norte-americano Barack Obama, Bill Gates ou Oprah Winfrey, e figuras históricas como Albert Einstein, Leonardo DaVinci ou Marilyn Monroe.

Muitos cientistas acreditam que ser canhoto deve-se em parte à genética, porém há mais...

Um estudo divulgado na publicação PLOS Genetics, identificou os genes e as mutações genéticas que podem influenciar o desenvolvimento da "assimetria esquerda-direita no corpo e no cérebro". 

O site Smithsonian.com explica. É possível que alguns genes ditem em parte qual é a mão que mais utilizamos. Porém, os cientistas creem que os genes são apenas 25 por cento responsáveis, e que ser canhoto ou não pode de facto também ser algo aleatório. "Pensamos que algumas pessoas são canhotas, porque há milhões de anos, em termos evolutivos, terá sido vantajoso durante lutas corpo a corpo".

Apesar dos dados não serem até ao momento conclusivos, os cientistas concordam no entanto que parecem não existir diferenças entre pessoas destras e esquerdinas relativamente a caraterísticas de personalidade, como extroversão, consciência, capacidade emocional e honestidade.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas