Os melhores laxantes naturais para quem sofre de obstipação
Alguns alimentos melhoram o funcionamento do intestino.
© iStock
Lifestyle Dicas
A obstipação é um sintoma gastrointestinal que ocorre quando o sistema digestivo não está a funcionar como deveria.
É o que popularmente se chama de prisão de ventre, quando alguém tem apenas entre duas ou três evacuações por semana.
Se provocar dores e desconforto geral, o problema torna-se ainda mais grave. Veja uma lista de alimentos que têm os mesmos efeitos que suplementos laxantes.
Aloe vera
No seu estado bruto o aloe vera pode atuar como um poderoso laxante por conter antraquinona, substância que aumenta o conteúdo líquido no intestino e remove as partículas que se acumulam no trato digestivo. Algumas gotas na água ou noutra bebida são suficientes.
Sementes de chia e linhaça
As sementes de chia têm um alto teor de fibras que é excelente para combater a prisão de ventre. Já as sementes de linhaça não só fornecem ómega-3, como também têm ácido alfa-linolénico, que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e elimina o excesso de gordura.
Ameixa
A pectina, substância que se encontra na ameixa, funciona de forma semelhante à fibra – limpando o excesso de gordura e de colesterol. Comer ameixas secas é um ótimo truque para combater a obstipação intestinal.
Vinagre de maçã
As maçãs destacam-se entre as outras frutas devido também à presença de pectina. A dica é adicionar uma colher de sopa de vinagre de maçã numa bebida que goste. E também comer maçãs, porque o seu conteúdo de fibra contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo.
Vegetais
Comer vegetais é outra forma de combater a obstipação, pois estes alimentos são ricos em fibras e aceleram o metabolismo. Algumas das melhores opções são: brócolos, alho, beterraba, espinafres, cebola e alcachofra. Coma cinco porções diariamente.
Café
Cada vez que ingere café o organismo liberta os hormónios conhecidos por gastrina e por colecistoquinina, responsáveis por um bom movimento intestinal.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com