É dos componentes sobre os quais se deve ter mais atenção aquando de uma alimentação saudável, mas é inegável que a gordura é essencial a qualquer rotina alimentar equilibrada, desde que bem escolhida.
Segundo um recente estudo, de que fala a Time, a regra é simples: a gordura vegetal é melhor que a animal, pelo menos quando se fala de gordura monoinsaturada, como é o caso do azeite, óleo de abacate ou de amendoim que se associam a menor risco de doenças cardíacas em 16%.
Já as gorduras monoinsaturadas de origem animal, como a que se encontra na carne ou ovos, associa-se a um risco contrário de 21%, aponta a pesquisa apresentava em Nova Orleães.
Ainda que da investigação não se possa concluir o porquê desta causa e efeito, os investigadores sugerem a associação direta a outros componentes presentes em cada alimento já que a gordura de origem vegetal surge essencialmente em vitaminas e outros nutrientes benéficos para a saúde do coração.
Os dados foram comprovados com uma experiência feita a quase cem mil adultos, cuja alimentação foi seguida por 22 anos através de questionários feitos de quatro em quatro anos.