Irão vai manter acordo nuclear mesmo sem os EUA

O presidente iraniano Hassan Rouhani afirmou que já mandatou o seu ministro dos Negócios Estrangeiros para negociar com outros países o acordo nuclear. Ameaça que se as negociações falharem o Irão vai enriquecer urânio "mais do que antes...nas próximas semanas".

Notícia

© Reuters

Fábio Nunes
08/05/2018 19:59 ‧ 08/05/2018 por Fábio Nunes

Mundo

Hassan Rohani

Na reação ao anúncio de Donald Trump de que os Estados Unidos vão abandonar o acordo nuclear com o Irão, Hassan Rouhani, o presidente da República Islâmica, afirmou que Teerão vai manter o acordo mesmo sem Washington. 

Segundo a Associated Press, Rouhani disse que há "pouco tempo" para negociar com os restantes países que se mantêm no acordo e que já deu indicações ao seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Mohammad Javad Zarif, para se deslocar a estes países para negociar.

Mas também deixou uma ameaça no ar caso as negociações falhem. "Eu dei ordens à organização atómica iraniana que quando for necessário, vamos começar a enriquecer urânio mais do que antes". Rouhani acrescentou que isso pode começar já "nas próximas semanas".

Donald Trump disse esta terça-feira que o acordo nuclear era "decadente e podre" e que abandoná-lo evita uma corrida "ao armamento nuclear no Médio Oriente".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas