Os líderes da Coreia do Sul e da Coreia do Norte encontraram-sem este sábado, na zona desmilitarizada entre as duas Coreias, noticia a BBC.
Esta reunião surpresa é o segundo encontro entre Moon Jae-in e Kim Jong-un em um mês e surge numa altura em que paira uma grande incerteza relativamente à cimeira entre o líder da Coreia do Norte e o presidente norte-americano Donald Trump.
Os dois líderes discutiram, precisamente, as medidas que podem tomar para que a cimeira entre Washington e Pyongyang se realize.
Na passada quinta-feira, recorde-se, Donald Trump cancelou a cimeira que estava marcada para o próximo dia 12 de junho em Singapura.
Na sexta-feira, depois de Pyongyang demonstrar abertura para prosseguir o caminho do diálogo, Trump disse que o encontro com o seu homólogo norte-coreano poderia acontecer.
Depois de Trump cancelar o encontro, a Coreia do Sul, ao lado do Japão, apelou ao regresso do diálogo. Trump garante que os Estados Unidos estão a conversar com a Coreia do Norte, mas, oficialmente, a cimeira histórica marcada para junho está sem efeito.
And yet another hug between the two .. #surprisesummit pic.twitter.com/Szh4xuK8BA
— Laura Bicker (@BBCLBicker) May 26, 2018
Este é o segundo encontro entre Kim Jong-un e Moon Jae-in. Os dois líderes encontraram-se pela primeira vez no passado dia 27 de abril, numa cimeira vista como um passo importante para a paz entre os dois países. O encontro dos dois líderes, este sábado, foi captado pela correspondente da BBC em Seoul.
They met in secret but here are the photos of Kim Jong-Un and President Moon enjoying another handshake. This time on the northern side of the border. pic.twitter.com/LC8EsfVwPu
— Laura Bicker (@BBCLBicker) May 26, 2018