Um oitavo menino foi retirado da gruta de Chiang Rai, na Tailândia, esta segunda-feira. Foi, assim, a quarta criança a ser salva esta segunda-feira, avançam a agência Reuters e a CNN.
O sexto salvamento aconteceu numa altura em que o jovem anterior chegava ao hospital, onde já estará a receber tratamento hospitalar. Minutos depois foi anunciado que um sétimo jovem também já estaria a salvo e cerca de uma hora depois a notícia de que um oitavo estaria a chegar à saída.
De acordo com o Guardian, que cita fontes no local, a sétima criança a ser resgatada já deu entrada no hospital. A CNN reportou o salvamento da oitava criança, conforme pode ver abaixo. O jornalista cita uma testemunha no local, que diz ter visto um oitavo rapaz a ser retirado e a ser levado pela equipa de resgate.
BREAKING: An 8th boy has been rescued from the Thai cave as operations to free the youth soccer team continues. Four boys and their coach remain inside the cave. Live updates: https://t.co/PCOxexzI3L pic.twitter.com/em3WBS9N2x
— CNN (@CNN) 9 de julho de 2018
As autoridades tailandesas têm recusado prestar informações aos jornalistas, mas várias testemunhas indicam que pelo menos quatro ambulâncias saíram hoje do perímetro de segurança em torno da zona de entrada na gruta.
Pouco depois do salvamento do oitavo elemento da equipa 'Wild Boar', a imprensa avançou que seriam suspensas as operações de resgate, o mesmo que aconteceu no domingo. As equipas irão agora descansar até iniciar uma terceira (e talvez última) fase desta complexa operação de resgate.
No interior da gruta do complexo de cavernas de Tham Luang continuam quatro rapazes e o treinador. Não se sabe se serão todos retirados amanhã, terça-feira.
As crianças, sublinhe-se, estão a ser levadas para o Hospital Chiangrai Prachanukroh. Não há dados sobre o estado de saúde dos jovens.
Recorde-se que a identidade das crianças já salvas não está a ser divulgada para não causar ansiedade aos pais das que não foram retiradas da gruta.
O segundo dia de operações de resgate teve início esta segunda-feira, pelas 11h locais [5h em Portugal Continental].
[Notícia atualizada às 13h55]