A operação de resgate da equipa de futebol juvenil 'Wild Boars' ('javalis selvagens') e do seu treinador é o foco de todas as atenções no mundo. Desde o dia 23 de julho que estão presos na caverna de Tham Luang e só este domingo, duas semanas depois, começaram a sair.
Nesta altura, oito rapazes já estão no hospital, restando apenas cinco salvamentos (quatro rapazes e o treinador).
Nas redes sociais é refletida a atenção mediática dada ao caso, com a multiplicação de cartoons e imagens de apoio aos mergulhadores e aos rapazes encurralados.
Se no início a palavra que mais se lia era "esperança", agora a que mais se vê é "heróis", referindo-se às equipas de resgate, que concentram vários meios tailandeses, britânicos e americanos
"Os heróis não usam capas, usam equipamento de mergulho", lê-se numa publicação no Twitter, onde estas pequenas homenagens têm sido partilhadas com a hashtag 'thai cave rescue'.
Há um 'cartoon' especialmente cáustico, onde se ilustra as já conhecidas 'súplicas' de Neymar em campo. A legenda diz "resistência e coragem no Mundial de Futebol".
O cartoonista Chris Roy Taylor, por seu turno, fez um desenho onde atribui o troféu do Mundial de Futebol aos meninos. “O mundo acabou de descobrir a equipa de futebol mais inspiradora e corajosa”, diz a legenda. Fica ainda por saber se será possível aceitar o convite do presidente da FIFA, Gianni Infantino, para todos assistirem à final do Mundial, no próximo domingo.
The most inspiring and courageous Football Team #ThaiCaveRescue pic.twitter.com/R92uTiyqMI
— Ayaz (@ayarsayd) 8 de julho de 2018