Um motorista de autocarros franceses está a ser amplamente elogiado no seu país pela sua decisão em expulsar todos os passageiros do veículo para que um homem em cadeira de rodas pudesse entrar.
A história é contada por François Le Berre, o homem na cadeira de rodas, que no Twitter conta que ao ver que não conseguia entrar no autocarro, em Paris, o motorista apelou para que os vários passageiros se desviassem para que François conseguisse entrar.
Ninguém se mostrou disponível para ajudar, motivo pelo qual o motorista decidiu tomar uma atitude mais radical.
"Como ninguém se desviou, o motorista levantou-se e disse: 'Estação Terminal. Saiam todos!'. Depois veio ter comigo e disse-me que agora já podia entrar e informou todos os outros que só entrariam no autocarro depois de mim", escreve François.
O homem, que sofre de esclerose múltipla, divulgou este gesto na página de Twitter 'Mobilidade para Todos', tendo a publicação sido partilhada mais de 3 mil vezes e recebido 4 mil comentários, elogiando o motorista.
Hier en attendant le bus à Paris, personne ne voulait se pousser. Comme personne ne bougeait le chauffeur s'est levé et à dit "Terminus ! Tout le monde descend! Après il est venu me voir et m’a dit "vous pouvez monter et les autres , vous attendez celui d'après!François Le Berre pic.twitter.com/Icb5fqPMfD
— Accessible POUR TOUS (@tomipa06) 21 de outubro de 2018
Os autocarros da capital francesa têm entre um a dois lugares especificamente reservados para pessoas com deficiência, sendo que qualquer um destes passageiros tem sempre prioridade.