As praias holandesas nas ilhas Wadden continuam cheias de objetos provenientes dos contentores que caíram do navio de carga MSC Zoe. Foram 270 os contentores que caíram ao mar depois de a embarcação ter enfrentado mau tempo no mar do Norte.
A Guarda Costeira holandesa divulgou imagens esta quinta-feira do MSC Zoe. No vídeo pode-se ver que outros contentores não caíram ao mar por muito pouco. Alguns ficaram pendurados do lado de fora de embarcação e muitos ficaram tombados. Nas imagens também são visíveis os danos provocados em vários destes contentores, alguns dos quais ficaram destruídos.
A Guarda Costeira holandesa continua a monitorizar a situação no mar, informando as embarcações que navegam naquelas águas da localização dos contentores que estão a flutuar no mar do Norte.
Em terra, continuam a chegar objetos às praias holandesas das ilhas Wadden. Se numa primeira fase várias pessoas aproveitaram esta situação pouco habitual para levarem alguns objetos para casa, agora há equipas de voluntários a recolherem os objetos das praias. Turistas que visitam as ilhas Wadden juntaram-se a residentes e às autoridades locais e têm recolhido milhares de televisões, brinquedos e peças de automóveis, entre outros objetos, segundo o SBS.
De zee neemt. De zee geeft. 30 containers op Terschelling, Vlieland en Schier met Ikea-waren, my little pony en auto onderdelen. De eilanders zijn blij. pic.twitter.com/eQ2uJp6NUl
— Ritzo ten Cate (@ritzotencate) January 2, 2019
Verdikkeme, de nieuwe vloed brengt opnieuw rommel .( incl een nieuwe BMW ) pic.twitter.com/JxoiVfcva9
— richardtkiewiet (@richardtkiewiet) January 3, 2019
As autoridades continuam a pedir cuidado na abordagem aos objetos que estão a dar à costa. Três dos contentores transportavam peróxido orgânico e esta quinta-feira foi encontrado um saco com 25 quilos desta matéria perigosa numa das praias.