Já passaram seis dias desde que Julen, de dois anos e meio de idade, caiu num buraco de prospeção em Totalán, Málaga.
As autoridades espanholas têm contado com o apoio de empresas especializadas para levar a cabo a complexa operação de resgate.
O poço onde Julen caiu tem uma entrada de 25 centímetros de diâmetros e uma profundidade superior a cem metros. Acredita-se que Julen estará numa bolsa de ar a 73 metros abaixo do solo.
O último par de dias tem sido marcado pelos planos e início de trabalhos para um túnel paralelo que permita chegar à zona. Segundo o Diario Sur, ao início desta tarde os operacionais no terreno começaram a perfuração do túnel vertical que poderá levar até à criança.
Arranca la perforación del túnel para llegar a #Julen en la Sierra de #Totalán https://t.co/9EDCGkOo0c pic.twitter.com/mD6BZJ78xp
— SUR en directo (@SURDirecto) January 19, 2019
O complexo trabalho implica toda a cautela dado a instabilidade do terreno. O túnel deverá ser revestido para permitir uma descida em segurança. Conforme escreve o El Mundo, segundo os cálculos dos engenheiros e operários de construção afetos ao resgate, não deverá levar menos de 35 horas até chegar ao buraco onde se encontra o menino.
Apesar de não haver sinais de vida de Julen, as autoridades têm trabalhado dia e noite mantendo a esperança de que um 'milagre' permita que a criança ainda esteja viva.