Exilados iranianos financiaram fundação de partido de extrema-direita Vox
O partido de extrema-direita espanhol Vox foi fundado com um milhão de euros doados por exilados iranianos, revela hoje o jornal El País, detalhando que esse dinheiro serviu para pagar salários, fianças e alugueres.
© Reuters
Mundo El País
De acordo com o diário espanhol, os seguidores do Conselho Nacional de Resistência do Irão (CNRI) não só financiaram a campanha eleitoral para as europeias de 2014, mas também as despesas correntes diárias daquele partido desde a sua criação em dezembro de 2013.
O dinheiro financiou despesas como os salários dos funcionários e do líder do Vox, Santiago de Abascal, móveis e computadores.
"O CNRI - um grupo que teve um braço armado que figurou até 2012 na lista de organizações terroristas dos Estados Unidos -- apoiou a formação [Vox] desde a sua génese", sublinha o El País.
O Vox foi fundado por antigos membros do Partido Popular (direita) insatisfeitos com a política do governo espanhol do ex-primeiro-ministro Mariano Rajoy em relação ao grupo terrorista basco ETA e também contra o Estatuto das Autonomias espanhol, defendendo uma estrutura de Estado mais centralizada.
Nas recentes eleições regionais na maior das comunidades autonómicas espanholas, a Andaluzia, o Vox subiu dos 0,46 das eleições anteriores para 10,97%, tendo dado o seu apoio parlamentar à coligação de partidos de direita (PP e Cidadãos) que ao fim de 36 anos conseguiu substituir o PSOE (socialistas) na presidência do Governo regional.
A subida de intenção de voto no partido de extrema-direita está a preocupar os restantes partidos espanhóis, que receiam que a solução política encontrada para a Andaluzia se possa repetir noutras Comunidades e também a nível nacional.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com