Jornalista holandês nascido no Iémen morto por drone dos rebeldes Hutis

Um jornalista holandês nascido no Iémen foi morto no sábado durante um ataque com drones pelos rebeldes hutis no Iémen, informou hoje a imprensa do país árabe.

Notícia

© Reprodução/X

Lusa
27/04/2025 16:00 ‧ há 8 horas por Lusa

Mundo

Iémen

Segundo a emissora pública holandesa, que cita diversos meios de comunicação, trata-se do operador de câmara e fotógrafo Musab al-Hattami, de 31 anos, que trabalhava para meios internacionais como Al Jazeera.

 

O ataque ocorreu na cidade de Marib, no sul do país, onde Hattami estava a trabalhar num documentário sobre a guerra civil no seu país de origem depois de ter vivido algum tempo nos Países Baixos, descreve a emissora pública.

Três soldados do Governo também morreram no ataque e o irmão de Hattami ficou ferido, acrescenta o meio de comunicação holandês.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros holandês ainda não conseguiu confirmar a morte do jornalista.

Aliados do Irão, os houthis são um grupo rebelde que surgiu no Iémen nos anos 1990 e que luta contra o governo iemenita internacionalmente reconhecido.

A intensificação do conflito no país em 2015, quando a coligação militar encabeçada pela Arábia Saudita e apoiada pelos Estados Unidos interveio para fazer frente aos rebeldes, deu lugar a uma guerra que continua hoje e que já provocou milhares de mortos e milhões de deslocados.

Leia Também: Exército israelita diz ter intercetado míssil disparado do Iémen

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas