As autoridades espanholas estão à procura de um avião que está abandonado no aeroporto de Barajas, em Madrid, revela o El País. O aparelho, um McDonnell Douglas MD87, já está aparado na pista do aeroporto há vários anos.
Na passada sexta-feira, a diretora do aeroporto de Barajas, Elena Mayoral, publicou um aviso no Boletín Oficial del Estado no qual dava conta do abandono da aeronave e esperando que alguém venha agora reclamar a propriedade do aparelho.
Se isso não acontecer nos próximos tempos, serão publicados mais dois avisos nos próximos seis meses. Mas se, no prazo de um ano a partir desta primeira publicação no BOE, o avião não for reclamado, será vendido em hasta pública.
Segundo a revista Preferente.com, o avião voou pela primeira vez pela Iberia em 1990. Foi depois comprado por uma companhia aérea de Albacete que operava voos charter. Esta companhia aérea declarou falência um ano depois.
O avião foi de seguida comprado em 2010 por uma companhia de Las Palmas que operava os seus aviões a partir de Madrid. No entanto, o avião ‘fantasma’ nunca voou ao serviço da Saicus Air e em dezembro de 2010 a história repetiu-se: a companhia aérea declarou falência.
Os motores foram então selados e o McDonnell Douglas MD87 não voltou a deixar o asfalto da pista de Barajas.