Estão abertas as inscrições para a ‘Marathon des Château du Medoc’, em França, a única onde os maratonistas podem parar para beber vinho e comer queijo, não fossem esses produtos dois 'ex libris' franceses.
O percurso da corrida, que se realizará em setembro, é por entre vinhas e quintas, incluindo castelos. Durante o mesmo existem bancas com provas de vinhos, provas de queijos vários e até de gelados, uvas ou ostras.
Os maratonistas podem parar quando quiserem, comer e beber o que quiserem, mas têm que estar vestidos a rigor - mascarados com um motivo à escolha - e devem cumprir o percurso em seis horas e meia.
Esta duração, diz a organização, dá tempo para parar várias vezes e completar o percurso, mesmo na primeira vez a correr. E aproveitar o convívio e as paisagens, que definem como o objetivo da maratona.
Os vencedores, nas categorias de homens e de mulheres, são recompensados com vinhos Medoc na mesma quantidade do seu peso. Os três classificados seguintes de cada categoria recebem um caixa de vinho de qualidade.
Há também um prémio para o melhor vestido, porque tem que correr e deve beber mas, acima de tudo, tem que manter a classe.