Presidente do Gabão aparece em público pela primeira vez após AVC

O Presidente do Gabão, Ali Bongo Ondimba, participou hoje numa cerimónia pública pela primeira vez desde que foi vítima de um acidente vascular cerebral, há 10 meses, noticia hoje a agência de informação francesa France-Presse (AFP).

Notícia

© Reuters

Lusa
16/08/2019 15:49 ‧ 16/08/2019 por Lusa

Mundo

Ali Bongo Ondimba

De acordo com esta agência noticiosa, esta é a sua primeira aparição pública fora do palácio presidencial e que não tenha sido apenas filmada pelos serviços informativos da Presidência ou pela imprensa estatal, o que ganha importância acrescida devido às críticas da oposição sobre a capacidade do Presidente para dirigir o país.

O Presidente, de 60 anos, apareceu caminhando com o auxílio de uma bengala e de um ajudante para subir alguns degraus, e mostrou-se sorridente, tendo trocado algumas palavras com oficiais das forças de segurança, antes de colocar uma coroa de flores no mausoléu do primeiro Presidente gabonês, Leon Mba, numa cerimónia que durou cerca de meia hora, menos do que em anos anteriores, segundo os repórteres da AFP.

Em outubro de 2018, o chefe de Estado foi levado para um hospital em Riade, na Arábia Saudita, onde estava prevista a sua participação num fórum económico, tendo a Presidência, num primeiro momento, declarado que o Presidente tinha sofrido um "mal estar" devido a "fadiga extrema", e só a 09 de dezembro admitiu que se tratava de um AVC.

No final de março, várias figuras públicas apresentaram um pedido aos tribunais para que fosse feito um exame médico ao Presidente a confirmar a sua capacidade para liderar o país, mas sem sucesso.

O desfile militar de sábado está a ser apresentado pela oposição como uma oportunidade para os gaboneses verem o Presidente e "formarem a sua opinião", disse um responsável da oposição citado pela AFP.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas