Greta Thunberg esteve esta segunda-feira em Nova Iorque para o início da Cimeira da Ação Climática, convocada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, e muito se fala ainda sobre o seu discurso.
Porém, nos bastidores, houve um detalhe que chamou a atenção dos jornalistas presentes: o momento em que a jovem defensora do ambiente e o presidente dos Estados Unidos cruzam caminho.
O instante, que pode ver acima completo e em baixo num ângulo mais aproximado, foi captado pelas várias câmaras que estavam no local, colocando a reação da jovem sueca em evidência.
Greta Thunberg, recorde-se, falou das provas científicas sobre as alterações climáticas, das extinções de espécies e destruição de ecossistemas, e acusou os dirigentes do mundo de só falarem de dinheiro e do crescimento económico. Uma opção discursiva que terá causado especial impacto em dirigentes conservadores como Donald Trump.
Greta Thunberg sees Donald Trump at the UN climate summit, lol ...Love it pic.twitter.com/bUTBpeHXbH
— Pureaussie (@Pureaussie1) September 24, 2019
A cimeira precedeu a Assembleia-geral da ONU e dezenas de chefes de Estado e de Governo estiveram presentes. O Presidente dos Estados Unidos, que já disse que não acredita na influência humana nas alterações climáticas e anunciou a saída do Acordo de Paris, sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa sobre o clima, assinado por 195 países, esteve presente na sala onde decorre a cimeira mas apenas por alguns instantes, ainda que não fosse sequer esperado.