Irmela Mensah-Schramm, de 73 anos de idade, é muito conhecida na Alemanha pelas suas décadas de combate ao ódio de extrema-direita. A partir da cidade de Berlim, de onde é natural, a idosa usa latas de spray e tinta para pintar corações por cima de símbolos ou frases xenófobas, fascistas ou neo-nazis. Também raspa autocolantes que tenham este tipo de conteúdo.
Conhecida como a "avó do graffiti" ou a "avó do spray", Irmela foi a tribunal algumas vezes ao longo dos anos, mas conseguiu sempre ser absolvida, até quinta-feira da semana passada, em que um tribunal do estado alemão de Turíngia a condenou por danos materiais. É a primeira vez que é condenada, incorrendo numa multa de 300 euros mais custas judiciais (pode chegar aos mil euros).
De acordo com a imprensa local, a senhora foi condenada por ter usado uma lata de spray para cobrir uma mensagem na cidade de Eisenach, no mesmo estado, em dezembro passado. Dizia 'NS-Zone', que significa 'zona de nacional-socialismo', uma referência nazi, e Irmela pintou um coração por cima de 'NS'.
A "avô do graffiti" é muito acarinhada pela população local.© Reprodução
Mensah-Schramm disse à imprensa que o juiz lhe tinha proposto o pagamento de 500 euros a organizações não-governamentais em troca de não ir a julgamento, mas ela recusou porque significaria admitir que tinha feito algo errado.
Também a sociedade civil alemã expressou o seu descontentamento através das redes sociais, sublinhando que a decisão do tribunal saiu precisamente no mesmo dia em que a cidade de Halle assistiu a um ataque antissemita. Agora, há uma página de financiamento coletivo para ajudar a senhora a pagar a multa.