Máscaras de borracha com a cara do líder alemão nazi, Adolf Hitler, foram vistas à venda à porta de uma loja de souvenirs em Praga, na República Checa. Depois da denúncia, as autoridades do país já abriram uma investigação.
O embaixador alemão na República Checa, Christoph Israng, partilhou uma imagem das máscaras na conta de Twitter na passada sexta-feira, no dia seguinte ao Halloween. "Os checos sofreram tanto sob o regime nazi. Porque é que este lixo está a ser vendido no centro de Praga?", escreveu.
Como resposta a Christoph Israng, o embaixador israelita, Daniel Meron, descreveu os objetos à venda como uma "afronta para os sobreviventes do Holocausto e para a sua memória".
Por seu lado, uma porta-voz da cidade, Katerina Pisackova, disse que a autarquia tinha terminado o contrato de arrendamento com o proprietário da loja.
The sale of such costumes is an affront to Holocaust survivors and their memory. 80 years after beginning of WW2 and 75 years after the Liberation of Auschwitz, we should join forces to fight such spread of extremism and hatred. Thank you for raising attention
— Daniel Meron (@AmbMeron) November 1, 2019
A República Checa - antiga Checoeslováquia - esteve anexada e ocupada pela Alemanha de 1938 a 1945. Aquando da presença nazi, cerca de 263 mil checos foram massacrados e enviados para campos de concentração.