Polícia checa está a investigar máscaras de Hitler à venda em Praga

As máscaras estiveram à venda durante o Halloween.

Notícia

© Twitter/ velvyslanec_SRN

Sara Gouveia
07/11/2019 08:40 ‧ 07/11/2019 por Sara Gouveia

Mundo

República Checa

Máscaras de borracha com a cara do líder alemão nazi, Adolf Hitler, foram vistas à venda à porta de uma loja de souvenirs em Praga, na República Checa. Depois da denúncia, as autoridades do país já abriram uma investigação.

O embaixador alemão na República Checa,  Christoph Israng, partilhou uma imagem das máscaras na conta de Twitter na passada sexta-feira, no dia seguinte ao Halloween. "Os checos sofreram tanto sob o regime nazi. Porque é que este lixo está a ser vendido no centro de Praga?", escreveu.

Como resposta a Christoph Israng, o embaixador israelita, Daniel Meron, descreveu os objetos à venda como uma "afronta para os sobreviventes do Holocausto e para a sua memória".

Por seu lado, uma porta-voz da cidade, Katerina Pisackova, disse que a autarquia tinha terminado o contrato de arrendamento com o proprietário da loja.

A República Checa - antiga Checoeslováquia - esteve anexada e ocupada pela Alemanha de 1938 a 1945. Aquando da presença nazi, cerca de 263 mil checos foram massacrados e enviados para campos de concentração.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas