O senador democrata norte-americano Richard Blumenthal estava a fazer um discurso no Senado sobre a violência com armas quando foi informado do tiroteio mortal que ocorreu numa escola em Santa Clarita, na Califórnia.
Richard Blumenthal tem sido um dos maiores defensores do controlo das armas desde o tiroteio numa escola em 2012, onde morreram 26 pessoas, incluindo 20 crianças. Enquanto Blumenthal fazia o discurso é possível ver no vídeo ser-lhe entregue uma nota.
"Enquanto falo aqui neste momento, está a ocorrer um tiroteio numa escola na Califórnia", começou por dizer ao interromper o discurso. "Como é que podemos fingir que não vemos isto, como é que podemos recusar ver que o tiroteio está a ocorrer neste momento? Somos cúmplices se não agirmos. Não é só uma responsabilidade política, é um imperativo moral", fez sobressair.
"A perda inesgotável de vidas é nossa responsabilidade", acrescentou o senador.
Recorde-se que no tiroteio desta quinta-feira morreram dois estudantes - uma jovem de 16 anos e um rapaz de 14 - e três ficaram feridos.
O ataque foi levado a cabo por um jovem de 16 anos, também ele aluno da escola e que tentou tirar a própria vida com um tiro na cabeça. Está de momento sob custódia policial, no hospital em estado grave.
Veja acima o vídeo do momento.