Toni Doherty é a protagonista de um vídeo que já se tornou viral, não pelas melhores razões. A australiana resgatou um koala de um incêndio, em Nova Gales do Sul, arriscando a própria vida, e agora foi reunida com o animal.
"Você é uma lenda, dê cá um abraço", ouviu a mulher, assim que entrou no hospital veterinário Port Macquarie, onde está Lewis, que já está a recuperar, embora muito fragilizado.
"Tem as patas muito, muito queimadas. Tem queimaduras debaixo dos braços e no nariz", explicou a médica veterinária à BBC, indicando, porém, que já está a comer muito bem.
"Ele gosta disto aqui, do serviço de cinco estrelas", brincou.
Recorde-se que Toni Doherty retirou o koala, já parcialmente queimado, de uma árvore perto de Long Flat e tentou aliviá-lo o máximo que pôde com água, embrulhando-o depois num lençol para o levar a um hospital veterinário.
O aumento da temperatura, o clima especialmente seco e os ventos fortes estão a dificultar o combate aos incêndios florestais no leste da Austrália. Estas "condições catastróficas" afetam principalmente os estados de Nova Gales do Sul e de Queensland.
Nos últimos anos, os incêndios na Austrália, que este ano está também a sofrer uma seca severa, aumentaram em intensidade e os especialistas associaram já esta realidade às mudanças climáticas.