Bolívia emite mandato de captura para Evo Morales

O ex-Presidente boliviano é acusado de "sediação" e terrorismo.

Notícia

© Getty Images

Notícias Ao Minuto
18/12/2019 18:16 ‧ 18/12/2019 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Bolívia

O Ministério Público da Bolívia emitiu, esta quarta-feira, um mandato de captura para o ex-Presidente Evo Morales, que se encontra na Argentina após ter pedido asilo político. 

O antigo chefe de Estado está acusado de "sediação" e de terrorismo. 

Evo Morales foi forçado a renunciar da presidência da Bolívia em 10 de novembro pelos militares, após três semanas de manifestações contra as alegadas fraudes nas eleições presidenciais denunciadas pela oposição e Organização dos Estados Americanos (OEA). Na altura, Morales foi para o México onde esteve durante algumas semanas. 

Morales tentava um quarto mandato consecutivo, depois de quase 14 anos no poder na Bolívia. O parlamento boliviano aprovou uma lei no final de novembro a convocar novas eleições presidenciais e legislativas, sem Evo Morales, que não poderá concorrer.

O ex-Presidente boliviano denunciou que a proclamação da senadora Jeanine Añez como Presidente interina foi um "golpe de Estado".

Mandato de detenção já era esperado

O mandato de captura do ex-presidente era uma medida já esperada, sendo que, esta terça-feira, o ministro do Interior interino da Bolívia, Arturo Murillo, já tinha declarado que "nas próximas horas a ordem de urgência" contra Morales seria divulgada. 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas