Polícia detém mais de 300 alegados membros da máfia em quatro países

A polícia deteve hoje mais de 300 alegados membros da organização criminosa 'Ndrangheta' na Itália, Suíça, Alemanha e Bulgária, numa grande operação contra a máfia.

Notícia

© Reuters

Lusa
19/12/2019 13:48 ‧ 19/12/2019 por Lusa

Mundo

Itália

Só em Itália, 2.500 polícias participaram em buscas que também visaram propriedades avaliadas em 15 milhões de euros, com foco na cidade calabresa de Vibo Valentina, mas estendendo-se por grande parte do país.

Entre os detidos estão um antigo legislador, um ex-funcionário regional, um presidente da Câmara da Calábria, um funcionário do partido político e um comandante dos Carabineiros anteriormente designado para a capital da Calábria.

Os suspeitos foram detidos por suspeita de extorsão, assassínio de lavagem de dinheiro e por pertenceram a uma organização da máfia.

"É a maior operação desde o mega-julgamento de Palermo", indicou o procurador anti-máfia Nicola Gratteri à agência de notícias italiana ANSA.

Gratteri referia-se a um julgamento contra a máfia siciliana que decorreu de 1986 até o início de 1992 e que levou à condenação de mais de 300 pessoas, tendo sido considerado o julgamento mais significativo de todos os tempos contra a máfia siciliana.

"Nós interrompemos completamente os clãs da província de Vibo, mas as regiões italianas estavam envolvidas desde os Alpes até à Sicília", disse Gratteri.

O 'Ndrangheta' ofuscou cada vez mais a Cosa Nostra da Sicília em poder e património, infiltrando-se em todos os setores da vida económica e política italiana.

O grupo, que se formou na região da Calábria, espalhou-se para o norte da Itália, onde migrou nas décadas de 1970 e 1980, para a Alemanha, Canadá e a Austrália.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas