Fazendo jus a uma nova forma de comunicação que ele próprio trouxe à Igreja Católica - mais moderna e atualizada -, o Papa Francisco escolheu partilhar no dia de Natal uma imagem diferente: um presépio onde José embala o bebé recém-nascido enquanto Maria descansa.
"Deram-me de presente uma imagem de um presépio especial, chama-se 'Deixemos a mãe descansar'", escreveu o Sumo Pontífice na legenda da fotografia, que partilhou no passado dia 25 de dezembro.
A representação artística do presépio serve para ilustrar a onda de mudança que promete varrer a antiga conceção dos papéis de género, em que a mulher é responsável única por cuidar dos filhos e que o Papa Francisco acredita estar desatualizada.
De acordo com o Corriere della Sera, o próprio Papa justificou a escolha desta imagem numa pronunciação feita pouco antes do Natal, no Salão Paulo VI.
"O presépio é atual, é a realidade de cada família. Ontem, deram-me uma imagem de um presépio especial chamado 'Deixemos a mãe descansar'. Era Maria a descansar e José com o bebé, a adormece-lo. Quantos de vocês se revezam à noite - entre marido e mulher - enquanto o menino ou a menina chora, chora, chora? Deixar a mãe descansar é a ternura de uma família, de um casamento", disse o Papa, numa mensagem onde convidou os fiéis a voltar à tradição do Presépio.
Ver esta publicação no Instagram
A imagem, partilhada há três dias, conta com quase 400 mil gostos.