O filho de um bombeiro voluntário que morreu a combater os incêndios em Nova Gales do Sul, na Austrália, recebeu a medalha de bravura em nome do pai durante o funeral.
O menino, Harvey Keaton, de apenas 19 meses de idade, estava vestido com um uniforme dos bombeiros e recebeu a medalha das mãos do comandante dos bombeiros de Nova Gales do Sul, Shane Fitzsimmons, durante as cerimónias fúnebres, esta quinta-feira.
Scott Morrison, o primeiro-ministro australiano, marcou presença, indicando que estava ali para "lembrar e agradecer o serviço e a vida de Geoff Keaton", conforme cita a BBC.
Estiveram presentes dezenas de bombeiros, que organizaram uma guarda de honra em torno do caixão de Geoffrey Keaton.
Hero NSW volunteer firefighter Geoffrey Keaton is farewelled at emotional funeral https://t.co/yi2qzExzhU pic.twitter.com/F1Ws4JOkU5
— The California Sun (@Thecalifornias3) January 2, 2020
The #NSWRFS farewelled one of our own today, Geoffrey Keaton, one of two firefighters who lost their lives fighting fires on 19 December 2019. @RFSCommissioner Fitzsimmons honored Geoffrey today by posthumously awarding him Commissioner’s Commendations for Bravery and Service. pic.twitter.com/VFeZMxNuJq
— NSW RFS (@NSWRFS) January 2, 2020
Keaton morreu no dia 19 de dezembro, juntamente com outro colega, Andrew O'Dwyer. Os dois voluntários estavam a caminho de um incêndio quando o camião foi atingido por uma árvore que caiu. O funeral de Andrew O'Dwyer, que também é pai de uma criança pequena, acontecerá na próxima semana.
Recorde-se que, desde setembro, os incêndios na Austrália já provocaram a morte de pelo menos 18 pessoas, mas o balanço poderá subir, já que as autoridades de Victoria avisaram hoje que há 17 pessoas desaparecidas naquele estado.
As autoridades já avisaram que são esperadas fortes rajadas de vento e temperaturas acima dos 40°C no próximo sábado.