Uma semana depois do - amplamente noticiado - incidente com a palmada na Praça de São Pedro, o Papa Francisco mostrou não estar disponível para correr riscos e inquiriu uma freira sobre as suas intenções, antes de a cumprimentar. "Mordes?", perguntou, cauteloso.
O momento ficou captado em imagens, que pode ver acima. O Sumo Pontífice estava a atravessar uma multidão no Vaticano, esta quarta-feira, para marcar presença na Audiência Geral semanal, quando uma freira lhe pediu a benção.
"Um beijo, Papa", gritou. O líder da igreja Católica respondeu, jocoso: "Mordes?". Depois da devida negação, o Papa aproximou-se e deu-lhe um beijo na face.
Recorde-se que no passado dia 31 de dezembro, enquanto Francisco caminhava e cumprimentava os fiéis, dirigindo-se até ao Presépio do Vaticano, uma mulher puxou-o de forma abrupta. O Sumo Pontífice aborreceu-se e deu-lhe uma palmada na mão.
O episódio foi amplamente noticiado no dia seguinte, impulsionado até pelo próprio tema da missa de Ano Novo, onde advogou pelo respeito pela dignidade das mulheres, afirmando que a violência que lhes é infligida é "profanação de Deus".
A reação ao vídeo acabou por espoletar um pedido de desculpas. "Muitas vezes perdemos a paciência. Isso também acontece comigo. Peço desculpa pelo mau exemplo dado ontem", disse o líder da Igreja Católica, no dia 1 de janeiro, falando da janela do Palácio Apostólico na Praça de São Pedro.