Duas influencers espanholas conhecidas como Danna e Maribe foram obrigadas a remover um vídeo dos seus canais de YouTube e a dar explicações aos seus seguidores, depois de se terem filmado a atirar sacos com bolos pela janela do carro em bairros pobres de Valência.
Maribe, que se define como 'life coach' e tem mais de 73 mil subscritores no seu canal 'Elvasomediolleno', foi quem publicou o vídeo, que se intitulava '24 horas a fazer os outros felizes'.
Durante cerca de 16 minutos, as imagens mostravam as duas jovens a guiar e a atirar sacos de madalenas a pessoas que iam encontrando na rua. "A Maribe decidiu meter-se em bairros... bem, bairros pobres e conflituosos de Valência e está a abrir a minha janela - a minha janela e não a dela - e a dar assim, conforme vai encontrando pessoas", disse Danna, sentada no lugar do pendura e a filmar os acontecimentos.
-'¿Queréis un paquete de MAGDALENAS?'-¡Allá VA, qué tengáis un buen día!Respectiva felicidad por GENERAR FELICIDAD EN ''LOS POBRES MUERTOS DE HAMBRE'' CON SU ALTRUISMO Y SU BONDAD. pic.twitter.com/CDGExIblCz
— janistopia (@janistopia) January 18, 2020
"Querem um pacote de madalenas?", gritava Maribe, na sua janela, sem largar o volante. "Aqui estão! Tenham um bom dia, xau!", diz, enquanto atira um pacote para a estrada. "Como podem ver, sim, estamos a fazer isto", descreve Danna, acrescentando que vão "repondo o saco" e depois "repartindo como se fosse o dia de Reis".
-'¡Que me gusta más porque ves la cara de a quien se lo das!-'¿Es que a la gente se le ilumina la cara, verdad?' TIRAR MAGDALENAS por la ventana de un coche en barrios de ''POBRES VIOLENTOS y HAMBRIENTOS'', la nueva atracción de las INFLUENCERS. pic.twitter.com/oX93Z0Cfz4
— janistopia (@janistopia) January 18, 2020
Embora a youtuber tenha explicado, já em casa, que gostou de "como se iluminou a cara" das pessoas que encontrou, a polémica não tardou em fazer-se sentir. Uma utilizadora de Twitter partilhou as imagens com a seguinte legenda: "Classismo e romantização da pobreza em estado puro. Aviso que é muito mau".
Nenhuma das duas acredita que fez algo de mau. "Tenho a consciência tranquilíssima", disse Danna, através da sua conta de Instagram. "Aqueles que dedicarem tempo a ver o vídeo do início até ao fim, não acredito que possam ver uma intenção má. Aquilo que estávamos a fazer, de verdade, era a ajudar as pessoas", explicou, citada pelo El Mundo.
"É melhor aquele que fica em casa a criticar do que aquele que vai distribuir comida ou roupa com pessoas com poucos recursos económicos?", questionou, atribuindo a perceção negativa do vídeo a "duas frases mal expressadas". Acabaram, porém, por remover o vídeo. "Mas vá, levem a bicicleta, que somos muito más pessoas", terminou.