'The end'. Parlamento Europeu aprova Acordo de Saída do Brexit

O Parlamento Europeu votou esta quarta-feira o Acordo de Saída, que conclui o longo processo de saída do Reino Unido da União Europeia, iniciado em 2016.

Notícia

© Getty Images

Anabela Sousa Dantas
29/01/2020 17:35 ‧ 29/01/2020 por Anabela Sousa Dantas

Mundo

Brexit

O Parlamento Europeu (PE) aprovou o Acordo de Saída do Reino Unido do bloco europeu com 621 votos a favor, 49 votos contra e 13 abstenções. Esta votação dá por concluído o longo e convulso processo iniciado em 2016.

A saída efetiva, sublinhe-se, acontecerá no dia 31 de janeiro, à meia-noite (hora de Bruxelas, 23h00 em Lisboa).

Conhecidos os sentidos de voto, os eurodeputados entoaram a canção 'Auld Lang Syne', um poema escocês tradicionalmente cantado para receber o Ano Novo, aqui utilizado como o marcador de uma nova fase.

O presidente do PE, David Sassoli, ao concluir os trabalhos do plenário, disse-se "profundamente triste" com o resultado da votação e despediu-se dos eurodeputados britânicos, dizendo saíram da UE mas que farão sempre parte da Europa.

Antes de terminar, Sassoli lembrou a deputada britânica Jo Cox, assassinada por um terrorista de extrema-direita durante a campanha para o referendo do Brexit, em 2016. O responsável sublinhou que "é maior aquilo que nos une, do que aquilo que nos separa".

Recorde-se que o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia foi esta quarta-feira a votos em Bruxelas, naquela que era a última etapa formal para a efetiva consumação do Brexit, que acontecerá dois dias depois, a 31 de janeiro.

Esta votação seguiu-se à aprovação pela Câmara dos Lordes do projeto de lei que formalizava a saída do Reino Unido do bloco europeu, a 23 de janeiro, e consequente promulgação pela rainha Isabel II, no mesmo dia.

Faltava apenas a votação, em plenário, em sede de Parlamento Europeu. Para a aprovação do Acordo de Saída era necessária apenas uma maioria simples dos votos expressos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas