As autoridades espanholas confirmaram esta sexta-feira o primeiro caso de coronavírus no país. Trata-se de um alemão que se encontra em isolamento no Hospital de La Gomera, nas Canárias.
Em comunicado, citado pelo El Mundo, o Centro Nacional de Microbiologia indica que o paciente é um dos cinco alemães que já se encontravam sob observação naquela unidade hospitalar por terem estado em contacto com uma pessoa infetada na Alemanha.
A China elevou esta sexta-feira para 213 mortos e quase 10 mil infetados o balanço do surto de pneumonia provocado pelo novo coronavírus (2019-nCoV) detetado no final do ano em Wuhan, uma cidade com 11 milhões de habitantes.
Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há mais de 50 casos de infeção confirmados em 22 outros países - Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Taiwan, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Austrália, Finlândia, Emirados Árabes Unidos, Camboja, Filipinas, Índia, Suécia e Rússia.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quinta-feira uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional (PHEIC, na sigla inglesa) por causa do surto do novo coronavírus na China.