Um avião de passageiros da Pegasus Airlines derrapou e despistou-se, durante a tarde desta quarta-feira, enquanto tentava aterrar numa das pistas do Aeroporto Sabiha Gokcen, em Istambul. A aeronave acabou por partir-se em três na pista e incendiou-se.
O ministro da Saúde turco, Fahrettin Koca, afirmou que há um morto e 157 feridos que foram levados para vários hospitais da capital turca. Três dos feridos foram operados de urgência e dois outros estão nos cuidados intensivos, mas nenhum corre risco de vida, acrescentou.
O aparelho transportava 177 pessoas, incluindo seis assistentes de bordo.
O número de vítimas tem vindo a subir desde que o incidente ocorreu, sendo que, no início da noite, a Reuters já apontava para 139 feridos.
Por volta das 18h30 (em Lisboa), o governador de Istambul, Ali Yerlikaya, anunciou que tinha sido "hospitalizados 120 feridos", acrescentando que a maioria estava "bem, à exceção de uma ou duas pessoas".
Numa primeira avaliação, o ministro turco dos Transportes confirmou publicamente que o acidente não tinha provocado nenhuma vítima. Contudo, horas depois, o governador anunciou que pelo menos 52 pessoas tinham ficado feridas e foram hospitalizadas na sequência do incidente.
O aeroporto - o menor dos dois que ficam na cidade e que se situa na parte asiática de Istambul - encontra-se encerrado.
Ao que tudo indica, ainda segundo a tutela, a aeronave terá derrapado devido a "uma aterragem difícil", considerando que a pista estava especialmente escorregadia devido às fortes chuvas que têm caído na região. O incêndio que resultou do despiste foi rapidamente extinto pelos serviços de emergência e bombeiros.
O voo, que fez a ligação da cidade turca de Izmir para Istambul, foi realizado num Boeing 737, com 11 anos, o site de informação sobre tráfego aéreo Flightradar24.
Veja na galeria o vídeo do avião após o incidente partilhado nas redes sociais.
[Notícia atualizada às 20h41]