AO MINUTO: Dois portugueses infetados com coronavírus no Japão
Há dois portugueses internados no Japão com diagnósticos positivos de coronavírus Covid-19. Ambos estavam no Diamond Princess. Em Portugal, há 16 portugueses há espera de resultados, todos os outros são negativos.
© Reuters
Mundo Covid-19
O Covid-19 já está em pleno estado de surto global depois de ter atingido 46 países e todos os continentes - exceto a Antártida. A nível mundial, o novo coronavírus já infetou mais de 81 mil pessoas e quase 3.000 acabaram por morrer. Das pessoas infetadas, mais de 33 mil recuperaram.
Além de 2.744 mortos na China, onde o surto começou no final do ano passado, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França, Hong Kong e Taiwan.
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) registou 25 casos suspeitos de infeção, sete dos quais ainda estavam em estudo na quarta-feira à noite. No segundo boletim diário sobre a epidemia, divulgado esta quinta-feira, a DGS indicou que houve 27 casos suspeitos nas últimas 24 horas e que 16 continuam a aguardar resultado. Não há nenhum caso confirmado.
Adriano Maranhão foi o primeiro caso de um português com infeção confirmada, mas fora de Portugal, a bordo do cruzeiro Diamond Princess. Esta quinta-feira, foi confirmado mais um caso positivo, de outro homem português. Adriano Maranhão está internado num hospital da cidade japonesa de Okazaki, situada a cerca de 300 quilómetros a sudoeste de Tóquio, tendo o ministro dos Negócios Estrangeiros indicado que o segundo português, que pediu reserva de identidade, "está nas mesmas circunstâncias".
Acompanhe aqui ao MINUTO os novos desenvolvimentos:
23h45 - O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças defendeu esta quinta-feira que um eventual controlo de fronteiras na União Europeia devido ao novo coronavírus "não é eficaz nem recomendável", mas admitiu uma "distribuição ampla do contágio".
22h55 - Registadas mais cinco mortes em Itália, elevando o balanço no país para 17. Há ainda registo de 653 casos confirmados. As autoridades de Saúde italianas indicaram que as cinco mortes registaram-se todas na região da Lombardia em pacientes com mais de 80 anos.
22h52 - A Autoridade Regional de Saúde indicou, esta quinta-feira, que há um primeiro caso suspeito de coronavírus nos Açores. Trata-se de um homem de 31 anos residente na Praia da Vitória e que veio de Milão a 19 de fevereiro.
22h35 - Confuso em relação à evolução deste surto viral? Pode conferir aqui uma cronologia dos principais eventos.
Os números, nesta altura, são os seguintes: 82.592 casos de infeção confirmados (sendo que 78.497 estão em território continental chinês), 33.253 casos de pessoas que recuperaram e 2.810 vítimas mortais (2.746 no território continental chinês).
22h00 - Marta Temido anunciou, em entrevista à SIC Notícias, que os hospitais a aumentar em 20% dos stocks de medicamentos, equipamentos de proteção e materiais clínicos com o objetivo de dar resposta a uma eventual subida do número de casos em Portugal.
21h56 - O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, confirmou, esta quinta-feira à noite, que há mais um português infetado com o novo coronavírus no Japão. "Há um cidadão português que está internado num hospital no Japão que é tripulante de um navio de cruzeiro e que está a receber tratamento. Há outro cidadão português nas mesmas circunstâncias", confirmou o ministro.
De acordo com a RTP3, este segundo doente português pediu reserva de identidade.
21h20 - Primeiro caso confirmado de coronavírus nos Países Baixos. Autoridades holandesas indicam que se trata de um homem que esteve há pouco tempo na região mais afetada de Itália, Lombardía. O paciente está em quarentena num hospital de Tilburg, no sul do país. Estão a ser procuradas as pessoas com quem esteve em contacto.
20h18 - A Direção Geral de Saúde (DGS) informa que às 19 horas, "Portugal não registava casos confirmados de infeção por coronavírus (COVID-19)". No Boletim Informativo desta quinta-feira, a DGS revela que há "até agora 52 casos suspeitos, 36 dos quais tiveram resultado negativo após testes laboratoriais". Os restantes 16 ainda aguardam "resultados".
De referir que "27 novos casos foram registados nas últimas 24 horas" e são "todos cidadãos" que regressaram do norte de Itália, "à exceção de um proveniente do Japão".
20h08 - Preocupados com o surto viral, a gestão do Facebook anunciou a anulação da sua conferência anual de programadores, prevista para o início de maio.
19h57 - O número de infetados com o novo coronavírus em França duplicou nas últimas 24 horas, passando para 38 casos confirmados às 19h00 (18h00 em Lisboa) contra os 18 da véspera, anunciou o ministro da Saúde, Olivier Véran.
19h45 - Primeiro caso confirmado na Irlanda do Norte. As autoridades de Saúde do país indicam que o paciente viajou de Itália para Dublin, segundo a CNN. Este caso soma-se aos 15 já confirmados no Reino Unido.
18h50 - Número de casos confirmados em Castela e Leão revisto para dois. Um deles é um estudante italiano de 18 anos que estava a viver numa residência universitária privada, em Segovia, e que tinha viajado para Milão. O outro é um engenheiro iraniano de 28 anos de visita ao centro de investigação Cidaut de Valladolid.
Este número eleva o balanço em Espanha para 23 infetados, até ao momento: 4 em Tenerife, 4 em Madrid, 3 em Barcelona, 8 na Comunidade Valenciana (1 em Castellón, 7 em Valência), 2 em Castela e Leão, 1 em Sevilha e outro em La Gomera. Só dois deles não estão internados.
18h30 - O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças considerou esta quinta-feira que a situação em Portugal relativamente ao novo coronavírus ainda é tranquila, por não haver nenhum caso no país, mas notou que "o cenário muda rapidamente".
18h17 - Primeiro caso confirmado em Castela e Leão, em Espanha. Trata-se de um jovem italiano, diz o El País. Número de infetado no país vizinho volta a ser revisto em alta, desta vez para 19. A informação foi avançada pelas autoridades de Saúde da comunidade autónoma.
17h56 - Mais seis novos casos de coronavírus em Valência, dizem as autoridades de Saúde espanholas. Diário El País tinha avançado com três, mas número foi depois corrigido para seis. Quatro dos oito casos na Comunidade Valenciana estiveram em contacto com o jornalista espanhol que esteve em Milão.
Estes seis novos casos sucedem-se a um já anunciado esta quinta-feira de manhã, em Valência, o primeiro nesta cidade. Trata-se de um jornalista de rádio que viajou para ver o jogo da Liga dos Campeões que defrontava Valência e Atalanta, no passado dia 19 de fevereiro, em Milão. O homem ia por sua conta, mas viajou com a comitiva de fãs. Como medida de prevenção, vários adeptos do clube estão isolados em suas casas por estarem a demonstrar sintomas compatíveis com o Covid-19.
17h50 - Morreu Seyyed Hadi Khosroshahi, ex-embaixador do Irão no Vaticano, esta quinta-feira. O clérigo iraniano de 81 anos morreu por causa da infeção do coronavírus Covid-19, no hospital Masih Daneshvari, em Teerão, de acordo com a agência estatal de notícias iraniana IRNA.
سید هادی خسروشاهی، نماينده پیشین جمهورى اسلامى در مصر و مشاور پیشین وزير در دفتر مطالعات سياسى و بينالمللى به دلیل ویروس کرونا در بیمارستان مسیح دانشوری درگذشت pic.twitter.com/LzDyHAKPfZ
— روزنامه ایران (@IranNewspaper) February 27, 2020
17h38 - O Japão confirmou o seu primeiro caso de reinfeção por coronavírus Covid-19, diz a Sky News. Trata-se de uma mulher que trabalhava como condutora de autocarros turísticos e que foi confirmada como caso positivo de infeção. Depois de aparentemente recuperada, voltou a ser diagnosticada com o vírus.
Recorde-se que cerca de 14% dos pacientes que recuperaram da infeção e receberam alta na província de Guangdong, voltaram a testar positivo para o coronavírus em testes subsequentes. O diretor adjunto do Centro de Controlo e Prevenção de Epidemias de Guangdong, Song Tie, ainda não há "conclusões claras" sobre o sucedido nem se sabe se os pacientes podem contagiar outras pessoas.
16h47 - A procura de máscaras para o coronavírus aumentou 8.000% nas farmácias espanholas, estando este produto esgotado. "O alarme é infundado e as máscaras não são necessárias", disse responsável pelas farmácias. O alarmismo em torno da compra de máscaras já levou a insólitos como um médico ser apanhado a sair de Málaga com 300 máscaras.
16h28 - O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou esta quinta-feira que a epidemia de coronavírus entrou num "ponto decisivo", apelando aos países para agirem rapidamente para conter este vírus "muito perigoso". Tedros Adhanom Ghebreyesu já ontem tinha avisado os países devem partilhar mais os seus dados com a organização.
IL BOLLETTINO DELLA PROTEZIONE CIVILE#Coronavirus: i morti in Italia sono 14, i contagiati salgono a 528https://t.co/brmTlfx2ir pic.twitter.com/FZCJw4kifB
— ilgiornalelocale (@ilgiornalelocal) February 27, 2020
Sanidad confirma dos nuevos casos de coronavirus en Madrid y sube el número de infectados a 14 en España via @infosalus_comAquí más datos y gráficos sobre la evolución del #Coronavid19 https://t.co/4b0IkmXKVa pic.twitter.com/IeLDndBMk4
— EP_Data (@EP_Data) February 27, 2020
@GVAsanitat confirma un segundo caso de #coronavirus en la Comunitat Valenciana. Se trata del caso en estudio de un hombre en el @GVAclinic, en Valencia, con síntomas compatibles con la enfermedad. Los primeros análisis han confirmado la presencia del virus
— GVA Sanitat (@GVAsanitat) February 27, 2020
8h - A Arábia Saudita suspendeu hoje temporariamente a entrada de peregrinos que visitam a mesquita do profeta Maomé e os lugares sagrados do Islão em Meca e Medina, bem como turistas de países afetados pelo coronavírus Covid-19.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com