O Covid-19 continua sem dar tréguas e, depois da Ásia, o principal foco do novo coronavírus está concentrado em Itália.
Em Portugal, pese embora ainda não haja casos confirmados, a diretora-geral da Saúde admitiu, em entrevista ao Expresso, que se prevê que um milhão de portugueses possa vir a ser infetado pelo surto do novo coronavírus.
Ainda por cá, adiantou na sexta-feira a ministra da Saúde que "a Administração Pública não vai usar máscaras no atendimento ao público". De acordo com Marta Temido, "a situação que estamos a enfrentar tem recomendações específicas e que passam, sobretudo, por nós garantirmos a higienização pessoal e dos espaços".
Na China, foram registadas mais 47 mortes causadas pelo coronavírus, elevando o total para 2.835 desde o início da epidemia. O país identificou ainda 427 novos casos.
A epidemia de Covid-19, que teve origem na China, em dezembro de 2019, já infetou mais de 84 mil pessoas em 53 países de cinco continentes, das quais morreram quase três mil.
A OMS aumentou para muito elevado o nível de ameaça causado pelo novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia. A epidemia de Covid-19 foi declarada pela OMS como emergência de saúde pública internacional.
Acompanhe aqui ao MINUTO os desenvolvimentos sobre o coronavírus:
23h30 - O escritor chileno Luis Sepúlveda, de 70 anos, foi diagnosticado com Covid-19, após passar por Portugal. O autor esteve no festival literário Correntes d'Escritas, na Póvoa de Varzim entre 18 e 23 de fevereiro e, no dia 25, terça-feira, começou a sentir os primeiros sintomas.
Foi o primeiro caso de coronavírus nas Astúrias, onde vive, e foi transferido, juntamente com a esposa que também apresenta sintomas, para o Hospital Universitário Central das Astúrias, em Oviedo, onde ambos se encontram em isolamento.
23h02 - O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, exigiu hoje ao Governo garantias de resposta ao novo coronavírus em Portugal e explicações sobre o plano de contingência que possa estar a ser preparado para atacar o surto.
22h14 - O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje estar pronto para ajudar os iranianos a lidar com a epidemia de Covid-19 provocada por um novo coronavírus, se o país o solicitar.
21h45 - República da Irlanda confirma primeiro caso de infeção por coronavírus. O paciente é um homem que se encontra na zona este do país.
A confirmação surge dois dias depois de ter sido diagnosticado um caso na Irlanda do Norte.
20h02 - O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) vai começar hoje a avaliar os profissionais de saúde que regressaram de territórios de contágio do Covid-19, tendo adotado o novo procedimento após questionar a DGS e depois de três cirurgias adiadas.
19h58 - A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) exigiu hoje "medidas sérias" para proteger profissionais de saúde e utentes face à epidemia de coronavírus que teve origem na China e já matou três mil pessoas em todo o mundo.
19h55 - Mais de 2.900 mortos e 85 mil infetados por coronavírus em todo o mundo. A epidemia de Covid-19, que teve origem na China, já infetou 85.641 pessoas em 58 países de cinco continentes, das quais morreram 2.933.
19h18 - DGS acaba de dar conta de que não há casos suspeitos de Covid-19 em Portugal. Referiram ainda que houve 11 novos casos registados nas últimas 24 horas, perfazendo um total de 70 casos suspeitos. "67 dos quais tiveram resultado negativo após testes laboratoriais, aguardando-se resultados dos restantes", pode ler-se em comunicado enviado às redações.
Dessa forma há apenas 3 sob análise, de momento.
19h10 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou, em conferência de imprensa, que a primeira morte em território norte-americano foi a de uma mulher na casa dos 50 anos e que há de momento 22 casos confirmados no país. "Não há razões para pânico, é algo que está a ser tratados por profissionais", afirmou.
Mike Pence, que também fez uso da palavra, apresentou as condolências à família da primeira vítima mortal. Deu ainda conta de que os EUA restringiram as viagens de e para o Irão, apelando aos cidadãos para evitarem ir a Itália e à Coreia do Sul.
18h30 - As autoridades de Saúde confirmaram primeiro caso suspeito na Madeira. Segundo os responsáveis "trata-se de um doente proveniente de Milão, que foi encaminhado para o hospital Nélio Mendonça" e que "permanecerá em isolamento hospitalar e serão realizadas colheitas de amostras biológicas para análises".
18h10 - Os Estados Unidos registam a primeira morte por Covid-19 no estado de Washington. A notícia foi confirmada pelas autoridades de saúde norte-americanas.
Há, até então, 67 casos confirmados de coronavírus no país. A maioria pertence a cidadãos repatriados do cruzeiro Diamond Princess.
17h30 - Casos de coronavírus em Itália ultrapasssam os mil (1.128) e o número de mortos no país já subiu para 29, segundo o ministério de Saúde italiano.
17h17 - A epidemia de coronavírus provocou 43 mortos no Irão, indicaram hoje as autoridades locais, considerando que são falsas as informações que dão conta de mais de 200 mortos no país.
17h12 - O primeiro-ministro japonês anunciou hoje um pacote financeiro de emergência no valor de 2,27 mil milhões de euros, aproximadamente, para combater o surto do novo coronavírus, a meses dos Jogos Olímpicos.
17h06 - O preço dos produtos de higiene e proteção sanitária registou "um aumento arbitrário" na Nigéria, depois de confirmado o primeiro caso de infeção com Covid-19, denunciou hoje a Comissão de Proteção de Consumidores deste país.
16h10 - Equador confirma o primeiro caso de infeção por Covid-19. Segundo o ministro da Saúde do país, trata-se de uma mulher equatoriana residente em Espanha. A paciente chegou ao Equador no dia 14 de fevereiro num voo direto de Madrid sem apresentar qualquer sintoma, mas acabou por se sentir mal e foi ao hospital, onde foi diagnosticada com o coronavírus.
El Gobierno de Ecuador confirmó este sábado su primer caso de coronavirus en una adulta mayor que llegó de España hace unos quince días y que se encuentra aislada en una unidad de cuidados intensivos de un centro hospitalario. #coronavirus https://t.co/Q2kgRFH53N pic.twitter.com/frDswu60ns
— EFE Noticias (@EFEnoticias) February 29, 2020
15h55 - França cancela meia-maratona de Paris e encurta Salão da Agricultura, depois de anunciar este sábado o cancelamento de "todas as concentrações com mais de 5.000 pessoas" em espaços fechados e alguns eventos no exterior, devido à intensificação da epidemia causada pelo coronavírus.
15h45 - O primeiro-ministro apelou hoje à população para que reforce as medidas de prevenção para conter os riscos de contaminação pelo coronavírus Covid-19, salientando que é importante ter a consciência dos riscos e evitar alarmismos.
15h39 - A Entidade Nacional para a Aviação Civil (ENAC) italiana informou hoje que vai reembolsar os passageiros que tinham bilhetes para voos que saiam de Itália e que foram cancelados devido às restrições impostas pelo epidemia do coronavírus.
15h13 - Taiwan regista cinco novos casos de Covid-19. Número total de casos de infeção sobe assim para 39. Quatro dos cinco novos casos estiveram em contato um dos casos anteriormente identificados, avançam os meios internacionais.
14h43 - A Coreia do Sul voltou a rever em alta o número de infetados pelo coronavírus. Este é o país com o maior foco de infeção depois da China, com um total de 3.150 casos.
14h33 - Reino Unido confirma mais três novos casos de Covid-19. Revela a imprensa internacional que dois destes pacientes regressaram de Itália e o terceiro regressou da China. Por forma a conter a propagação do vírus, as autoridades já começaram a contactar as pessoas com as quais estes infetados estiveram.
14h23 - Olivier Veran, ministro da saúde francês, revelou este sábado que estão temporariamente proibidos eventos com a junção de mais de 5 mil pessoas no mesmo espaço. Entre estes eventos está a meia-maratona que estava agendada para este domingo.
Em França, revela o Le Monde, há ainda a registar 16 novos casos de infeção. No total há 73 infetados pelo coronavírus no país.
13h01 - Em Itália, até ao momento, há 889 casos confirmados de infeção e já morreram 21 doentes infetados com Covid-19. Já em França, há 57 casos confirmados e foram relatadas pelas autoridades duas mortes.
12h31 - Funcionário da Google, em Zurique, testou positivo para o coronavírus, revela o Corriere della Sera. A informação foi avançada pelo porta-voz da empresa, que adiantou ainda que a tecnológica decidiu limitar as viagens dos colaboradores para Itália, Japão, Irão e Coreia do Sul. Para já, os escritórios da Google em Zurique permanecem abertos.
12h21 - A epidemia de Covid-19, provocada por um novo coronavírus, detetado na China no final do ano, já infetou 85.203 pessoas, das quais morreram 2.921, segundo as autoridades dos 60 países e territórios afetados.
12h07 - Subiu para 50 o número de infetados em Espanha. As autoridades, como narra o El Mundo, dão conta que existem 10 casos registrados em Madrid, 13 na Comunidade Valenciana, seis nas Ilhas Canárias, seis na Catalunha, dois nas Ilhas Baleares, oito na Andaluzia, dois em Castela e Leão e outros três no País Basco.
11h56 - O ministro da Saúde do Irão, citado pela Al Jazeera, deu conta que morreram no país mais nove pessoas infetadas com o vírus. Há ainda 205 novos casos. O balanço do número de vítimas mortais foi, assim, revisto em alta: são agora 43.
Apesar do número de vítimas divulgado pelo ministro da Saúde iraniano, a BBC avançou esta sexta-feira que já pelo menos 210 pessoas morreram vítimas do novo coronavírus, no Irão. Este número é seis vezes superior ao número apresentado no início desta sexta-feira pelo gabinete do ministro da Saúde do Irão. Kianush Jahanpur insistiu que o país está a ser transparente e acusou a BBC de "espalhar mentiras".
11h52 - Revela a Agência de Notícias do Qatar que foi reportado pelo Qatar o primeiro caso confirmado de infeção pelo Covid-19. Trata-se de um homem de 36 anos que foi recentemente retirado do Irão num avião fretado pelo governo e que estava em quarentena. De acordo com o Ministério da Saúde, o paciente está estável.
11h42 - Morreu o deputado iraniano, Mohammad Ali Ramazani Dastak, depois de ter contraído o coronavírus.
#BREAKING: Mohammad Ali Ramazani Dastak, newly elected MP and deputy chairman of Parliament has died from #coronavirus. pic.twitter.com/WHk0nD94iz
— Imam of Peace (@Imamofpeace) February 29, 2020
11h23 - Liga italiana adia jogos da série A devido ao coronavírus.
11h22 - Os residentes de Macau que se encontram atualmente na província chinesa de Hubei, centro do surto do novo coronavírus, vão regressar num voo 'charter', na próxima semana, foi hoje anunciado.
9h44 - A diretora-geral da Saúde esclareceu, em conferência de imprensa ao início da manhã deste sábado, que não há casos confirmados de Covid-19 em Portugal. Todos os casos suspeitos até ao momento deram negativo.
Referente aos rumores da existência de casos positivos em Portugal, a diretora-geral da Saúde refere que "até pode ser que sim, mas é o coronavírus sazonal", que origina as "vulgares viroses e constipações".
9h04 - Confirmado o sexto caso de Covid-19 na Catalunha. Trata-se de um homem que esteve em contacto com outro paciente infetado.
9h02 - Aumenta para 16 o número de mortes pelo novo coronavírus na Coreia do Sul. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia do Sul reviu ainda em alta o número de infetados pelo vírus, que é agora de 2.931.
8h21 - O coronavírus entrou na agenda política do Irão, expondo as divisões cada vez maiores entre os blocos conservador e ultra, de um lado, contra os setores reformista e moderado.
6h40 - As autoridades de saúde do estado norte-americano do Oregon anunciaram na sexta-feira que uma pessoa contraiu o novo coronavírus de uma fonte desconhecida, o terceiro caso do género nos Estados Unidos.
6h19 - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, defendeu o redimensionamento de uma conferência anual sobre mulheres prevista para Nova Iorque, EUA, devido à epidemia de coronavírus, disse hoje o seu porta-voz.
5h47 - A indústria manufatureira chinesa registou em fevereiro uma queda acentuada, mais do que era esperado, apesar dos esforços para conter o surto de Covid-19, que prejudicou a segunda maior economia mundial, segundo dados oficiais hoje divulgados.
[Notícia em atualização]