"É um cidadão italiano [de 74 anos] que chegou a 08 de março, sem sintomas. Foi colocado em quarentena e alertou o Ministério da Saúde e o próprio Instituto Pasteur. As amostras foram recolhidas e deu positivo ", disse no sábado Pierre Somsé.
"Ele está atualmente com a família e será tratado", acrescentou.
No sábado, o Governo da RCA anunciou uma série de medidas preventivas contra a pandemia do novo coronavírus.
Entre elas, a aplicação de quarentena obrigatória a qualquer pessoa que entre no território oriunda de países afetados, o cancelamento de todas as viagens oficiais para membros do Governo com destino a esses países e a proibição de reuniões.
O novo coronavírus foi detetado pela primeira vez em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.700 mortos em todo o mundo.
O número de infetados ultrapassa agora os 151 mil, com registos em 137 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 169 casos confirmados.
A Organização Mundial da Saúde declarou entretanto que o epicentro da pandemia provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) se deslocou da China para a Europa, onde se situa o segundo caso mais grave, o da Itália, que anunciou no sábado 175 novas mortes e que regista um total de 1.441 vítimas fatais.