A corrida aos supermercados tem sido uma realidade em vários países, incluindo Portugal, fruto do pânico gerado com o surto do novo coronavírus. As pessoas, que são aconselhadas a ficar em casa durante um longo período de tempo, correm às superfícies comerciais e compram vários artigos em grande quantidades (como massas, enlatados ou, imagine-se, papel higiénico).
Tendo em conta que os supermercados demoram algum tempo até repor o stock, muitas pessoas acabam por ficar sem acesso a alimentos, algo que tem um efeito mais nefasto entre os mais velhos, porque não podem sair de casa tantas vezes.
Esta realidade foi captada pela britânica Milli Taylor num supermercado da sua área de residência. A autora de livros de culinária encontrou um idoso num corredor vazio, a olhar para a sua lista de compras, e fez nota da situação no seu perfil de Instagram, alertando as pessoas para a desconsideração que é comprar em demasia, deixando as prateleiras vazias para outros.
"Esta situação parte-me o coração. Estamos juntos nisto, podemos começar a agir como tal? Se estão a levar mais do que precisam, alguém vai ficar em falta. POR FAVOR, pensem nos outros antes de açambarcar", pediu a instagrammer.
Ver esta publicação no Instagram
A imagem, que gerou milhares de 'gostos' e partilhas, acabou por ser ainda replicada por Lena Headey, atriz de 'Guerra dos Tronos', que fez um apelo no mesmo sentido. "Se vocês já têm que chegue, por favor, deixem alguma coisa para alguém que conheçam e que poderá precisar de ajuda extra", escreveu.