O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, através de uma curta publicação deixada na rede social Twitter ao início da tarde desta quarta-feira, que o país irá encerrar, temporariamente, a fronteira norte com o Canadá a "tráfego não essencial".
A medida, esclarece Donald Trump, foi tomada por "consentimento mútuo", e surge no seguimento do surto do novo coronavírus, que, até à data, resultou em 7 301 casos de infeção confirmados (890 dos quais nas últimas 24 horas) e 116 mortes.
"Iremos, por consentimento mútuo, encerrar temporariamente a nossa fronteira norte com o Canadá a tráfego não essencial. O comércio não será afetado. Mais detalhes em breve", escreveu o presidente dos Estados Unidos.
A decisão surge, sensivelmente, 48 horas após o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, anunciar que iria encerrar as fronteiras do Canadá a todos os cidadão estrangeiros, com exceção daqueles provenientes dos Estados Unidos.
Já na terça-feira, recorde-se, a União Europeia, pela voz do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, informou que tomou a decisão de suspender todas as viagens não essenciais para fora do continente no prazo de 30 dias.
We will be, by mutual consent, temporarily closing our Northern Border with Canada to non-essential traffic. Trade will not be affected. Details to follow!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) March 18, 2020