Um novo surto de infeção pelo novo coronavírus no lar de idosos Santíssima Virgen e San Celedonio provocou 11 mortos e 34 infetados. Entre as vítimas, cinco eram casos confirmados e os restantes eram casos suspeitos que aguardavam confirmação.
Os 34 infetados estão, neste momento, numa área resguardada. Recorde-se que já morreram pelo menos 70 idosos em lares da comunidade de Madrid, avança o El País.
"Precisamos de ajuda", conta o gerente do lar, Antonio Naranjo Fabián, ao jornal espanhol. "Colocamos os idosos com sintomas em isolamento e estamos a prestar cuidados nós mesmos. Estamos constantemente em contacto com as autoridades sanitárias", acrescenta, referindo que parte do staff já se encontra em isolamento.
Já esta terça-feira foi notícia que, pelo menos, 19 idosos que estavam no lar MonteHermoso, em Madrid, morreram devido ao surto do novo coronavírus, confirmou também o El País junto das autoridades de Saúde, depois de uma reportagem publicada pela Europa Press.
Recorde-se que, logo no início de março, as autoridades de Madrid anunciaram o encerramento de 213 lares de idosos e centros de dia, num esforço para mitigar os contágios do novo coronavírus entre a população mais idosa, depois de terem sido identificados 11 casos de infeção num lar de idosos da região.
Um profissional de saúde conhecedor da realidade do lar de idosos em questão indicou à Europa Press que "provavelmente vão morrer mais pessoas", descrevendo a situação como grave. Desde o dia 8 de março que nenhum familiar pode visitar o lar.