O país está desde esta quinta-feira (dia 26) a atravessar a fase mais crítica da pandemia - a fase de mitigação - já com 76 mortos, segundo o mais recente boletim emitido pela Direção-Geral da Saúde. Há ainda 4.268 infetados - um aumento de 724 casos em 24 horas. O número de recuperados mantém-se inalterado (43) desta quinta-feira. Quanto a boas notícias, nasceu o terceiro bebé de uma mulher infetada com o novo coronavírus, na maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa.
Esta tarde, António Costa afirmou que "ou a União Europeia faz o que tem de fazer ou a União Europeia acabará. Quanto ao senhor ministro da Holanda, se alguém se excedeu foi manifestamente no que ele disse". O primeiro-ministro reiterou assim as suas suas críticas ao governo holandês durante esta pandemia.
Já Marcelo Rebelo de Sousa falou aos jornalistas após se ter reunido, esta sexta-feira, com a bastonária dos Enfermeiros. "Isto é uma prova de resistência e não se pode facilitar nessa resistência. Se se facilita o vírus ganha espaço", afirmou sobre a Covid-19.
Após a terceira reunião da Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência, o ministro Eduardo Cabrita informou que deu ordem para que as forças de segurança intensificassem "a fiscalização rodoviária durante o fim de semana e ao longo do período da Páscoa, sobretudo em direção ao Algarve".
A nível global, o novo coronavírus já infetou mais de meio milhão de pessoas em todo o mundo, e já morreram mais de 26 mil doentes. Os Estados Unidos tornaram-se o país com mais casos confirmados no mundo, depois de ultrapassarem a China e a Itália.
Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:
00h00 - Fica por aqui o acompanhamento desta noite. Retomamos este sábado pela manhã.
23h57 - O número de mortos devido à doença covid-19 aumentou para dois na Venezuela, país que regista 113 infetados, anunciou o ministro venezuelano da Comunicação e Informação, Jorge Rodriguez.
23h54 - Mil e quinhentos enfermeiros voluntariaram-se para reforçar o apoio à linha telefónica SNS 24, os cuidados intensivos nos hospitais e as unidades de hemodiálise por causa da pandemia Covid-19, indicou a bastonária da Ordem dos Enfermeiros.
23h51 - Um médico que trabalhava com uma tribo na Amazónia testou positivo para o novo coronavírus, noticia a Reuters. O alarme acerca da epidemia 'tocou' por existir aqui uma possibilidade de o vírus se disseminar em comunidades mais vulneráveis.
23h42 - Nem toda a gente pode trabalhar a partir de casa. Para quem não consegue, as viagens nos transportes públicos continuam a ser uma realidade, agora acompanhada por máscaras e luvas, entre outros equipamentos. A Associated Press tirou fotografias desta realidade.
AP PHOTOS: For those who cannot work from home, mass transit commutes during the coronavirus epidemic often entail disposable gloves, face masks, disinfectant and a measure of dread. https://t.co/yN4dRJMRRx
— The Associated Press (@AP) March 27, 2020
23h39 - Retomamos aqui um tema que se tem tornado notícia um pouco por todo o mundo. Como tantas outras empresas, Karex Berhad, o maior produtor de preservativos no mundo, teve de parar atividade devido à pandemia de Covid-19. E agora? Escassez à vista.
23h34 - Francisco Louçã considerou, esta sexta-feira, que o "protesto" de António Costa à posição do ministro das finanças holandês foi "muito justificado" e aponta ao dedo aos países que resistem contra a possibilidade de emissão de dívida conjunta, entre os quais a Alemanha, país que "beneficia com estas crises".
23h30 - O músico Salvador Sobral realizou o teste para Covid-19 e revelou que o resultado foi negativo. A informação foi dada a conhecer pelo próprio, na noite desta sexta-feira, dia 27, durante o direto no Instagram de Bruno Nogueira.
23h24 - O confinamento em França devido ao novo coronavírus foi esta sexta-feira prolongado até, pelo menos, ao dia 15 de abril. A informação é avançada pelos meios nacionais.
Coronavirus : le confinement prolongé «au moins jusqu’au 15 avril» https://t.co/ZHczpabLTP #Rediff
— Le Parisien (@le_Parisien) March 27, 2020
23h20 - Cristina Ferreira terminou a semana com uma comovente publicação nas redes sociais na qual foram dispensáveis palavras para apelar à sensibilidade dos que a seguem. A apresentadora partilhou duras imagens, dadas a conhecer pela New York Time Magazine, que ilustram o lado negro da pandemia da Covid-19.
23h19 - O exército israelita bombardeou hoje postos do movimento radical Hamas em Gaza, em represália contra o disparo de um míssil, no primeiro confronto registado no enclave palestiniano em pleno surto do novo coronavírus, noticiou a Efe.
23h16 - O CDS-PP questionou hoje o Governo sobre que medidas foram adotadas para repatriar os estudantes nacionais que estão fora de Portugal e inscritos em instituições do ensino superior noutros países, na sequência da pandemia da doença provocada pelo SARS-CoV-2.
23h09 - A BBC fez também um resumo da Covid-19 que dá conta de mais de 300 mil casos do vírus na Europa. A Itália teve hoje o maior número de vítimas mortais em apenas 24 horas alguma vez registado. Já a Espanha tem mais mortes do que qualquer outro país, à exceção de Itália.
There are more than 300,000 coronavirus cases in EuropeItaly records highest daily coronavirus death toll with 969Spain has more coronavirus deaths than any country except ItalyFrance coronavirus-related death toll now 1,995 https://t.co/lnUzd0u743 pic.twitter.com/SEXl0ZaHbD
— BBC News (World) (@BBCWorld) March 27, 2020
23h07 - "Covid-19 é uma ameaça à existência de todos os clubes europeus". O Presidente da Juventus e da Associação de Clubes Europeus prevê um cenário pouco animador no regresso das competições. Saiba tudo aqui.
23h00 - Fazemos agora um ponto da situação quanto à Covid-19:
- Portugal - Registo de 4.268 infetados e 76 mortos;
- Espanha - Registo de 64.059 infetados e 4.858 mortos;
- Itália - Registo de 86.498 infetados e 9.134 mortos;
- Reino Unido - Registo de 14.543 infetados e 769 mortos;
- Estados Unidos - Registo de mais de 100 mil infetados e 345 mortos.
Mais de 572.040 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 183 países e territórios desde o início da pandemia. O novo coronavírus já matou, pelo menos, 26.621 pessoas em todo o mundo.
22h53 - O regulador do medicamento vai dar prioridade à avaliação de novos ensaios clínicos para novos fármacos que visem prevenir ou tratar a doença Covid-19, segundo uma orientação com "medidas excecionais durante o período de risco para a saúde pública".
22h49 - Bill de Blasio, presidente da Câmara de Nova Iorque, anunciou que 450 detidos vão ser libertados devido a preocupações relativas à Covid-19. Já foram soltas 375 pessoas, conta a CNN.
New York City Mayor Bill de Blasio said 450 inmates will be released by Friday night in his city because of coronavirus concerns. He also said that as of Thursday night, 375 inmates have been released. https://t.co/sKqRdpVNPR
— CNN (@CNN) March 27, 2020
22h43 - Com as ruas vazias, as casas enchem-se, um pouco por todo o mundo, de homenagens a todos os que estão a trabalhar contra o surto do coronavírus. Mostramos-lhe as imagens de algumas das melhores homenagens realizadas a todos os que estão 'na primeira linha' no combate à Covid-19, aqui.
22h39 - A comissão permanente da Assembleia Nacional de Cabo Verde aprovou o pedido do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, para declaração do estado de emergência no país, devido à pandemia de Covid-19.
22h35 - O avião da Hi Fly que aterrou hoje em Lisboa com material médico para ajudar Portugal a mitigar a pandemia de Covid-19 chegou apenas com 24 das 35 toneladas previstas, faltando os reagentes para testes e os ventiladores.
22h32 - A Orquestra Filarmónica de Roterdão, nos Países Baixos, tocou o 'Hino da Alegria' a partir de casa. Os integrantes 'uniram-se' e o resultado final é emocionante. Veja as imagens da Reuters em baixo.
The Rotterdam Philharmonic Orchestra stages a virtual performance of Beethoven's 'Ode to Joy' from their homes pic.twitter.com/XXC62ppW45
— Reuters (@Reuters) March 27, 2020
22h28 - A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública (FCSAP) condenou a perda de rendimentos dos trabalhadores que vão continuar em casa com os filhos durante as férias escolares e a falta de esclarecimento do Governo.
22h20 - Mais de três mil pessoas foram detidas em Bagdad por violarem o recolher obrigatório imposto pelas autoridades há 10 dias para obrigar os cidadãos a ficarem em casa e prevenir a propagação da covid-19, noticiou a agência EFE.
22h15 - O Papa Francisco fez, esta tarde, uma bênção Urbi et Orbi única na história. Uma cerimónia que apenas se realiza normalmente no Natal e na Páscoa deu-se hoje perante uma praça de S. Pedro totalmente vazia. Veja as imagens.
Pope Francis has prayed and delivered an "Urbi et Orbi" blessing - normally given only at Christmas and Easter - from an empty St Peter's Square amid the #coronavirus pandemic.Latest videos here: https://t.co/hU3eNfHDgL pic.twitter.com/cRXAXFd3bC
— Sky News (@SkyNews) March 27, 2020
22h09 - O pacote de incentivos à economia aprovado pelo Congresso norte-americano, com uma dimensão inédita de 2,2 biliões (milhão de milhões) de dólares (1,98 biliões de euros), já foi assinado pelo Presidente, Donald Trump.
We are marshalling the full power of government and society to achieve victory over the virus. Together, we will endure, we will prevail, and we will WIN! #CARESAct pic.twitter.com/zb2PJTldGQ
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) March 27, 2020
22h04 - Cerca de 50 operacionais e 25 viaturas foram mobilizados para transferir hoje os 53 idosos com Covid-19 do lar de Vila Real para um hospital privado, na "maior operação sanitária de sempre" realizada neste concelho.
21h58 - Os Estados Unidos têm mais de 100 mil casos de infetados, de acordo com um novo balanço. A informação é avançada pela Johns Hopkins University.
BREAKING: Confirmed coronavirus infections top 100,000 in US, deaths at over 1,500, according to Johns Hopkins University count. https://t.co/TifBnfpMka
— The Associated Press (@AP) March 27, 2020
21h47 - O governador do estado brasileiro de São Paulo, João Doria, criticou hoje a retórica do Presidente do país, Jair Bolsonaro, de desvalorização da pandemia do novo coronavírus, acusando o atual Governo de "desprezar vidas".
21h42 - O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, falou hoje por telefone com o primeiro-ministro inglês, Boris Johnson, que acusou positivo à Covid-19, desejando-lhe uma recuperação rápida.
21h38 - Esta sexta-feira, Fernando Rocha comunicou aos fãs que testou positivo para Covid-19. Uma notícia que se seguiu de mensagens de força de vários rostos conhecidos, nomeadamente de Daniel Oliveira. Saiba tudo aqui.
21h34 - A transferência dos idosos que vivem numa residência sénior da Maia, onde ocorreram duas mortes devido à Covid-19, começou esta noite, numa operação em articulação entre a direção da instituição e a câmara local.
21h30 - Os verdadeiros craques também o são fora de campo. Javi Martínez arregaçou as mangas e ajudou, na quinta-feira, a Cruz Vermelha a distribuir alguns bens essenciais em Grünwald, subúrbio de Munique.
21h26 - O confinamento obrigatório em hotéis para os passageiros que aterrem nos Açores não será feito nos quartos, sendo permitida circulação pelo hotel, desde que seja cumprida uma distância de segurança, segundo o responsável pela Autoridade de Saúde Regional.
21h13 - O Presidente italiano, Sérgio Mattarella, apelou hoje à solidariedade europeia, "antes que seja tarde demais", dizendo que o país vive "uma página triste" da sua história, por causa da pandemia de Covid-19.
Dichiarazione del Presidente #Mattarella sull'emergenza #coronavirus pic.twitter.com/PGpVLeLGoz
— Quirinale (@Quirinale) March 27, 2020
21h10 - Os trabalhadores do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, vão ter o subsídio de refeição cortado em abril se continuarem em teletrabalho devido ao Estado de Emergência em vigor, para travar a Covid-19, confirmou fonte oficial da instituição.
21h03 - O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, inaugura no sábado uma estrutura do serviço de urgência exclusivamente dedicada a doentes suspeitos ou já com infeção confirmada de Covid-19, anunciou a direção da unidade.
20h55 - As escolas estão desde o início da suspensão das atividades letivas presenciais, devido à pandemia Covid-19, a identificar os alunos sem acesso à Internet nem computador em casa para acompanhar aulas à distância, anunciou hoje o Ministério da Educação.
Criámos um novo registo: Siga aqui as atualizações desta tarde e aqui as atualizações desta manhã