AO MINUTO: PSP controla quem vai para Sul. Mais de 30 mil mortes no mundo
Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.
© Reuters
Mundo Covid-19
Portugal atravessa, desde quinta-feira, a fase mais crítica da pandemia - a fase de mitigação - já com 100 mortos, segundo o mais recente boletim emitido pela Direção-Geral da Saúde. Há ainda 5.170 infetados - um aumento de 902 casos em 24 horas. O número de recuperados mantém-se inalterado (43) desde quinta-feira.
Os Estados Unidos ultrapassaram, esta sexta-feira, os 100 mil casos confirmados de Covid-19, com o número de vítimas mortais a subir também para 1.500.
Aqui ao lado, em Espanha, houve mais 832 vítimas mortais, tornando-se o segundo país do mundo a passar a barreira das 5 mil vítimas (5.690) da Covid-19, atrás de Itália, país que registou ontem o número mais elevado de mortes em 24 horas (quase mil). Já este sábado, o número de vítimas mortais em solo italiano ultrapassou as 10 mil, com mais 889 nas últimas 24 horas.
Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.
00h00 - Termina aqui o AO MINUTO de hoje. Não se esqueça de adiantar o relógio 1 h quando for 1 hora da madrugada. Chegou o horário de verão. Aproveite para arejar a casa este domingo até porque na segunda-feira regressa a chuva. Seja como for, fique em casa! E em caso de sintomas de Covid-19 (tosse seca, febre, dificuldades respiratórias e dores no corpo), ligue para a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) e siga as recomendações das autoridades.
23h45 - Uma rectificação feita hoje ao diploma do 'lay-off' simplificado trava despedimentos. Com a nova redação, nenhum trabalhador de empresas que recorra a este apoio pode ser alvo de despedimento coletivo ou extinção de posto de trabalho.
23h30 - Rustu Recber, antigo guardião turco que passou pelo Barcelona, está infetado com o novo coronavírus, anunciou a esposa Isil Recber este sábado através das redes sociais.
23h00 - Mora na capital? Durante o período de Estado de Ermergência, a autarquia não fará a recolha do lixo reciclado de cada prédio. A recolha nos ecopontos, contudo, continua a ser feita. Saiba qual o mais próximo de sua casa.
Quer saber onde está o ecoponto mais próximo da sua casa? Consulte o nosso mapa interativo antes de sair https://t.co/VguHe7H6dBE não se esqueça que, nesta fase, pode continuar a reciclar nos ecopontos da cidade. #Lisboa pic.twitter.com/eerR8XqHlK
— Lisboa (@CamaraLisboa) March 28, 2020
22h50 - Na sequência da morte de três idosos utentes no lar Inválidos do Comércio, em Lisboa, nos dias 22 e 23 de março, a instituição emitiu durante a semana um comunicado a dar conta que os testes confirmaram que um dos idosos estava infetado com Covid-19. Hoje, noticia o Expresso, há 11 infetados nesta instituição (dois idosos e nove funcionários).
22h35 - A associação ANIMAL, de defesa dos animais, está preocupada com a sobrepopulação dos canis e gatis, devido à situação provocada pela covid-19, e quer saber se é garantido o cumprimento do não abate nesses centros.
22h20 - A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou hoje que há seis novas pessoas infetadas com coronavírus no país e que o total de casos confirmados de covid-19 é de 119.
22h00 - Em Itália, as cerimónias fúnebres são reservadas ao mínimo. O padre, o filho e a mãe. A irreparável solidão dos funerais em Itália. Uma dor a juntar à da dor causada perda de um familiar. Confira a galeria de imagens.
21h50 - Morreu um bebé com menos de um ano, nos EUA, que testou positivo para a Covid-19. A confirmar-se a causa da morte, é a vítima mais nova do novo coronavírus no país.
21h40 - Os Países Baixos estão a recolher centenas de milhares de máscaras de proteção à pandemia da covid-19 importadas da China, dos hospitais locais, por não corresponderem aos critérios de qualidade, informou hoje o Ministério da Saúde holandês.
21h30 - O Brasil contabiliza 111 mortos devido à Covid-19 e 3.904 infetados. De acordo com os mais recentes dados, aumentou para 10 o número de estados brasileiros a registar óbitos devido ao novo coronavírus.
21h20 - Stephen Powis, diretor médico do Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido, afirmou este sábado que se o país não ultrapassar as 20 mil mortes devido à Covid-19 será um resultado positivo.
21h10 - Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, apela aos portugueses para ficarem em casa durante a Páscoa. Apelo foi feito através de um vídeo nas redes sociais.
Neste momento, ser solidário é ficar em casa. pic.twitter.com/UlZtYKKA1W
— Catarina Martins (@catarina_mart) March 28, 2020
21h00 - Foi identificado o primeiro caso de infeção por novo coronavírus nas prisões portuguesas. Trata-se de uma auxiliar de ação médica do Hospital Prisional de Caxias, segundo avança a SIC Notícias.
20h50 - A Madeira tem agora 34 casos de infeção por Covid-19, mais dez do que na sexta-feira, revelou hoje o secretário regional da Saúde e da Proteção Civil Pedro Ramos, adiantando que o presidente do Governo Regional anunciará amanhã mais medidas restritivas.
20h45 - Um balanço dos números a nível global até às 19 horas deste sábado.
- Há mais de 30 mil mortos, dois terços dos quais na Europa
- Já foram diagnosticados mais de 640.770 casos de infeção pelo novo coronavírus
- Pelo menos 130.600 pessoas são agora consideradas curadas
- Desde a contagem feita às 19h00 de sexta-feira, 3.417 novas mortes e 68.734 novos casos foram registados em todo o mundo
- Os países com mais mortes nas últimas 24 horas foram a Itália, com 889 novas mortes, a Espanha (832) e os Estados Unidos (453)
20h15 - Um decreto do presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, oficializou este sábado o âmbito do estado de emergência em Cabo Verde que poderá ser alargado em função da evolução da pandemia de covid-19.
20h05 - Édouard Philippe, primeiro-ministro francês, sublinhou este sábado que a única forma de vencer este período difícil decorrente da pandemia da covid-19 é com disciplina e concentração, e avisou que os próximos 15 dias "vão ser mais difíceis".
19h45 - O presidente da Câmara de Ovar, município atualmente em estado de calamidade pública devido à pandemia Covid-19 e sujeito a cerco sanitário, disse este sábado sentir "muito pouco apoio" por parte do Instituto da Segurança Social e do Ministério da Saúde.
19h30 - O Ministério da Administração Interna anunciou que, até às 18 horas deste sábado, The #coronavirus has now spread to dozens of countries in the @WHOAFRO region. As of today, there are 2,650 confirmed #COVID19 cases and 49 deaths. Governments and health authorities across the continent are striving to limit widespread infections. https://t.co/GuwiJBcOPN
19h25 - O novo coronavírus continua a alastrar no continente africano. São já dezenas os países afetados, contabilizando 2.650 casos confirmados de Covid-19 e 49 mortes, de acordo com o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde. "Os governos e autoridades de saúde de todo o continente estão a esforçar-se para travar o contágio generalizado", apontou.
The #coronavirus has now spread to dozens of countries in the @WHOAFRO region. As of today, there are 2,650 confirmed #COVID19 cases and 49 deaths. Governments and health authorities across the continent are striving to limit widespread infections. https://t.co/GuwiJBcOPN
— Tedros Adhanom Ghebreyesus (@DrTedros) March 28, 2020
19h15 - Se, tal como o senhor Silva, é amante de uma boa partida de cartas, faça como ele: fique em casa e jogue da forma mais segura, recorrendo às novas tecnologias.
19h06 - O primeiro teste ao bebé de mãe infectada por Covid-19 em Lisboa deu negativo. Este, recorde-se, é o terceiro bebé nascido em Portugal de mãe infetada. Nenhum testou positivo para Covid-19.
19h00 - Com as competições paradas há semanas, as consequências da pandemia também no mundo do futebol são inevitáveis. A Juventus revela este sábado que equipa técnica e jogadores aceitam cortes salariais.
18h54 - Por cá, os níveis de poluição da Avenida da Liberdade, em Lisboa, tiveram na última semana uma redução de 60% em relação ao período homólogo, registando-se as concentrações mais baixas dos últimos sete anos.
18h35 - França ultrapassou este sábado a barreira dos dois mil mortos devido ao novo coranavírus. Nas últimas 24 horas, morreram em solo francês 319 pessoas com covid-19, elevando para 2314 o número de vítimas mortais.
18h20 - O Hospital de São João vai passar a realizar, a partir das 08h00 de domingo, um "rastreio sistemático" à covid-19 "a todos os doentes com internamento programado ou urgente" naquele centro hospitalar.
18h05 - A Fundação Sporting vai oferecer no domingo um almoço à comunidade dos sem-abrigo, numa iniciativa em que também alguns médicos irão medir a febre e monitorizar as pessoas presentes, devido à pandemia de Covid-19.
18h45 - O primeiro-ministro espanhol anunciou que todos os serviços não essenciais param a partir de segunda-feira.
17h51 - Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol, falou na tarde desta sábado ao país. "É o momento de maior dificuldade da União Europeia desde a sua criação. A UE tem que estar a altura e não defraudar os seus cidadãos. Precisamos de provas, contundência e solidariedade", afirmou, em linha com o que tem dito António Costa. Sánchez defende que a Europa precisa de implementar "uma economia de guerra" com medidas que apoiem a dívida pública.
EN DIRECTOComparecencia del presidente del Gobierno, @sanchezcastejon, en relación al estado de alarma por el #COVID19.#EsteVirusLoParamosUnidos https://t.co/jR5Ch3kFQA
— La Moncloa (@desdelamoncloa) March 28, 2020
"A humanidade inteira está ser posta à prova. A pandemia actua cegamente", referiu Sánchez, sublinhando que mais de um terço da população mundial "está confinada para lutar contra um inimigo comum".
17h15 - Em Itália, nas últimas 24 horas, morreram 889 pessoas, ultrapassando as 10 mil mortes. O número de infetados neste país situa-se agora nos 92.472, com mais 5.974 casos positivos, de acordo com os dados da proteção civil italiana.
In Italia: 92.472 casi positivi e 10.023 morti. Il nuovo bollettino https://t.co/99m7hbA6xA
— Corriere della Sera (@Corriere) March 28, 2020
17h10 - Os estrangeiros que nunca deram entrada com nenhum processo de regularização no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, até ao dia em que foi declarado o estado de emergência, vão ter direito aos cuidados de saúde, informou hoje o Governo.
COVID-19 - Mudanças no SEF: Cidadãos estrangeiros com processos pendentes estão em situação regular em território nacional. Comprovativo de agendamento é válido perante todos os serviços públicos, garantindo-lhes todos os direitos a que têm acesso. https://t.co/IwHWW6IO3Q
— Adm.Interna PT (@ainterna_pt) March 28, 2020
16h50 - A ministra da Saúde disse hoje que serão necessários voluntários com competência técnica em assistência a doentes e idosos em cuidados continuados e lares para substituir cuidadores que precisem de se afastar devido à pandemia de covid-19. Recorde aqui o vídeo da DGS sobre os cuidados a ter com os idosos.
16h28 - Três hotéis de Lisboa reabriram hoje portas para acolher gratuitamente 80 profissionais de saúde após um "pedido urgente" feito esta manhã pelos hospitais Curry Cabral e São José.
16h10 - Cem toneladas de equipamentos de proteção chegam na terça-feira a Portugal. O carregamento prevê equipamentos como máscaras, respiradores, batas, fatos, toucas, luvas. Ainda na próxima semana, chegarão 200 mil testes para deteção de covid-19.
16h04 - A PSP de Lisboa está identificar hoje todos os automobilistas que atravessam a Ponte 25 de Abril, no sentido norte-sul. O objetivo é travar movimentos desnecessárias em altura de pandemia.
15h45 - Num sábado de sol, foram muitos os lisboetas que aproveitaram a manhã para passear e levar os cães à rua, mas também muitos os que optaram por caminhadas, corridas e treinos ao ar livre. De recordar que o Estado de Emergência não impede que pratique exercício físico na rua, deve é fazê-lo evitando multidões e mantendo o devido distanciamento social mínimo de 2 metros. Recorde aqui as regras do Estado de Emergência.
15h24 - Está em situação de isolamento por indicação médica? Saiba exatamente o que tem de fazer. Neste vídeo, a Direção-Geral de Saúde explica-lhe tudo.
14h21 - Reino Unido ultrapassou barreira dos mil mortos. Com mais 260 mortos nas últimas 24 horas o total de óbitos por Covid-19 subiu para 1.019. Segundo o Serviço Nacional de Saúde britânico, as vítimas mortais tinham entre os 33 e os 100 anos e todos, menos 13, tinham outros problemas de saúde.
Recorde aqui o acompanhamento AO MINUTO anterior.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com