Saiu da Île-de-France, em Paris, rumo à Bretanha. Trata-se do primeiro TGV hospitalar, que visa transportar doentes de Covid-19 para outros centros hospitalares, de forma a não sobrelotar os hospitais de Paris.
O primeiro comboio partiu esta quarta-feira da estação de Austerlitz, em Paris, e levava a bordo 24 pacientes. Um segundo TGV estava agendado para as 12h05 [hora local] desta quarta-feira e transportará outras 12 pessoas infetadas.
Esta terça-feira, o diretor geral da AP-HP (Assistência Pública - Hospitais de Paris), afirmava que com 870 pacientes nos cuidados intensivos, o número de camas nos hospitais em île-de-France começava a ser escasso, garantindo, que não estando o serviço completamente saturado era necessária uma solução.
Os 36 doentes que vão ser transportados hoje juntam-se a outros 12 que foram transportados de helicóptero na semana passada para Tours.
Estas iniciativas "representam uma medida de segurança extremamente importante", afirma o diretor médico dos hospitais de Paris.
Veja, acima, as imagens que registam o momento.