Covid-19: Alemanha regista subida, mais 3.834 infeções em 24 horas
A Alemanha contabiliza agora mais de 99 mil casos diagnosticados de infeção e 1.607 óbitos, de acordo com a Reuters
© REUTERS/Fabrizio Bensch
Mundo Covid-19
A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 3.834 pessoas infetadas com a Covid-19, elevando o número total de casos de infeção para 99.225, de acordo com dados oficiais do Instituto Robert Koch, citados pela Reuters. Este número volta, assim, a subir depois de quatro dias de descida (3.677 reportados na segunda-feira).
No mesmo período de tempo, foram contabilizados mais 173 mortes (na segunda-feira eram mais 92), cifrando-se o número total de óbitos em 1.607.
A entidade responsável pela prevenção e controlo de doenças indica que 48 anos é a idade média dos infetados, 52% apresenta tosse, 42% febre e apenas 2% desenvolve pneumonia. A taxa de letalidade é de 1,6%.
Em conferência de imprensa hoje, o RKI anunciou uma nova aplicação de telemóvel que permite aos cidadãos fornecer, voluntariamente, os seus dados, através, por exemplo, de um "smart watch".
Através desta nova ferramenta, disponível a partir de hoje, o utilizador pode partilhar também sintomas. O Instituto Robert Koch avisa, no entanto, que este instrumento não substitui um teste.
Lothar Wieler, o presidente do RKI, admitiu que o número de contágios por Sars-CoV-2 na Alemanha mostra um "desenvolvimento muito, muito bom". Houve um declínio nas últimas semanas, ou seja, nesta altura uma pessoa contagia em média entre 1,2 e 1,5.
Na segunda-feira, a Áustria relaxou as medidas de contenção na luta contra a pandemia. Wieler optou por não comentar essa decisão, sublinhando que a estratégia na Alemanha provou ser "muito bem-sucedida".
A chanceler alemã, Angela Merkel, fez ontem um discurso, dizendo que a União Europeia está a enfrentar "o maior teste" desde a sua fundação com a pandemia da Covid-19, afirmando também que a Europa precisa de "soberania" na produção de máscaras.
A Alemanha não decretou o confinamento da população, mas todas as escolas e a maioria das lojas estão encerradas.
O novo coronavírus, responsável pela Covid-19, já infetou mais de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 70 mil. Dos casos de infeção, mais de 240 mil são considerados curados.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com