A Itália está a preparar-se para avançar para a chamada fase 2 do estado de emergência de combate à pandemia do novo coronavírus.
Por outras palavras, isto pode traduzir-se na reabertura de muitas empresas, embora exista a preocupação de evitar ao máximo a concentração de aglomerados e, desse modo, as escolas irão manter-se fechadas, como avança nesta terça-feira o diário Corriere della Sera.
Gradualmente, Itália irá retomar a normalidade com passos pequenos, mas sólidos, tendo em vista a recuperação da sua vida económica e social. A fase 2 do estado de emergência pode ter início a 4 de maio, como avança a mesma publicação.
Recordamos que no dia 13 de abril algumas atividades serão retomadas, porém só na próxima sexta-feira ou sábado é que o governo transalpino divulgará uma série de recomendações para encaminhar o país para a fase 2.
Se o chamado índice de contágio de R0 for confirmado e continuar em declínio, poderá então haver luz verde para algumas empresas que apoiam cadeias de produtos farmacêuticos e alimentares assim como empresas mecânicas e outros negócios avançarem para uma reabertura e reintregração dos respetivos funcionários.
No entanto, não será permitido às pessoas juntarem-se em grupos, seja na rua ou em parques, assim como manterem-se em espaços confinados dentro de lojas ou supermercados, tendo o cliente de privilegiar as suas compras a partir do exterior.