De acordo com um comunicado divulgado pela companhia aérea Air France, citado pela agência France-Presse (AFP), "um Airbus A330 da empresa foi danificado depois de um incidente no aeroporto de Pointe-Noire", na noite de sábado.
Uma fonte anónima disse à AFP que o incidente ocorreu "aparentemente" na sequência de "uma briga" entre um agente da Direção-Geral de Vigilância Territorial congolesa e o superior hierárquico.
O agente, que "estava sob a influência de álcool", terá disparado para o ar, atingindo a aeronave.
O avião deveria ter aterrado hoje no aeroporto Paris - Charles de Gaulle, mas, devido ao incidente, o voo foi adiado para segunda-feira, para permitir o envio de "uma aeronave substituta (Boeing 777-200) e de uma tripulação", prosseguiu a companhia aérea.
A aeronave estava parada no ponto de estacionamento [do aeroporto de Pointe-Noire] durante o incidente, sem a tripulação ou os passageiros a bordo, garantiu a Air France.
O novo coronavírus (SARS-CoV-2), responsável pela pandemia da doença covid-19, já provocou mais de 109 mil mortos e infetou quase 1,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Dos casos de infeção, quase 360 mil são considerados curados.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
França já contabiliza 13.832 mortos e 129.654 casos confirmados de infeção.
Em África, há registo de 744 mortos num universo de mais de 13 mil casos em 52 países.