Os internautas japoneses estão indignados com o seu primeiro-ministro depois de este ter partilhado um vídeo no Twitter onde surge a relaxar, enquanto muitos tentam manter a economia do país e os seus postos de trabalho trabalhando a partir de casa.
Segundo a CNN, durante o período de isolamento social imposto no Japão, muitos têm recorrido a softwares de videochamadas e de conferências online para se manterem em contacto com os seus colegas de trabalho. No entanto, 80% das empresas japonesas não têm a possibilidade de manter os empregos dos seus colaboradores a partir de casa.
No vídeo que partilhou este domingo, Shinzo Abe surge a ler um livro, a brincar com o seu cão e a beber um café enquanto descansa. Tudo isto ao som da música de um homem a cantar numa imagem ao lado.
Na legenda pode ler-se: "Não podemos ver os nossos amigos nem sair para beber um café. Contudo, açcões (como ficar em asa) estão a salvar muitas vidas e a aliviar o esforço dos nossos profissionais de saúde que estão a ter de lidar com circunstâncias que são um desafio. Obrigada a todos vós pela vossa cooperação".
友達と会えない。飲み会もできない。ただ、皆さんのこうした行動によって、多くの命が確実に救われています。そして、今この瞬間も、過酷を極める現場で奮闘して下さっている、医療従事者の皆さんの負担の軽減につながります。お一人お一人のご協力に、心より感謝申し上げます。 pic.twitter.com/VEq1P7EvnL
— 安倍晋三 (@AbeShinzo) April 12, 2020
A mensagem pretendia demonstrar que os japoneses podem fazer a diferença por estarem, simplesmente, em casa, mas não terá sido bem interpretada por muitos daqueles que tentam lutar por manter a estabilidade das suas vidas.