Durante uma conferência telefónica com os governadores, o vice-Presidente norte-americano, Mike Pence, pediu aos governadores que fizessem "tudo o que pudessem" para ajudar a obter máquinas de testes em hospitais, laboratórios de investigação e outros locais que estão a funcionar em capacidade total.
Segundo a gravação da reunião, obtida pela AP, a coordenadora da força-tarefa da Casa Branca para o novo coronavírus, Deborah Birx, disse durante a conferência que estava a trabalhar com laboratórios em todo o país para garantir que as máquinas estão a funcionar em pleno.
As máquinas "precisam de muito apoio técnico" e requerem operadores especializados para as operarem, disse Birx.
"Nas últimas três semanas, deveríamos ter feito três milhões de testes. Fizemos 200 mil", contrastou.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 117 mil mortos e infetou quase 1,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Dos casos de infeção, cerca de 400 mil são considerados curados.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.
Os Estados Unidos são o país que regista o maior número de mortes, contabilizando 22.861 até hoje, e aquele que tem mais infetados, com cerca de 560 mil casos confirmados.