Jonathan David tornou-se, esta terça-feira, no primeiro australiano a ser condenado a prisão por quebrar as regras de quarentena decretadas pelo país no seguimento da pandemia do novo coronavírus, segundo relata a estação televisiva ABC.
O homem de 35 anos viajou de Perth para Victoria no passado dia 28 de março, pelo que se viu obrigado a permanecer em quarentena durante duas semanas. Uma ordem que acabou, no entanto, por não respeitar por várias vezes.
As câmaras de segurança do local captaram imagens que mostram o sujeito a escapar através de uma porta de emergência em múltiplas ocasiões e a apanhar transportes públicos... para se encontrar com a namorada.
Na passada semana, Jonathan David foi colocado em prisão preventiva, onde se manteve até esta terça-feira, quando foi levado a comparecer numa audição que teve lugar no Tribunal de Magistrados de Perth.
O homem foi, então, condenado a uma pena de prisão parcialmente suspensa de seis meses e duas semanas. Significa isto que terá de cumprir um mês desta pena imediatamente, sendo que o restante apenas será aplicado se cometer outra infração no espaço de 12 meses.