De acordo com um estudo publicado esta quarta-feira no New England Journal of Medicine, pessoas infetadas com o novo coronavírus podem transmiti-lo a terceiro simplesmente mantendo uma conversa normal.
Em análise através de tecnologia laser, os investigadores descobriram que as partículas libertadas pela vocalização de palavras são o suficiente para que se multipliquem contágios.
De acordo com esta publicação, depois de expelidas, estas gotículas, fruto da gravidade, acabam por dispersar-se, mas uma ou duas palavras ditas em tom normal, se houver proximidade entre sujeitos, podem ser o suficiente para surgir um novo contágio.
Por outro lado, naquilo que os investigadores chamam de 'super spreeders' (super disseminadores), as partículas libertadas podem chegar à dimensão de aerosol, sendo que, neste caso, pelo seu pequeno tamanho podem mesmo ser transportadas pelo ar.
"A possível contribuição de aerossóis infecciosos para a pandemia atual sugere a conveniência de usar uma máscara adequada sempre que se pense que pessoas infectadas podem estar próximas e fornecer ventilação adequada de espaços fechados", defendem o investigador Matthew Meselson, da Universidade de Harvard.